Pesquisa da Symantec mostra que 67% das companhias brasileiras não acreditam que serão atacadas, ao passo que apenas 28% se consideram totalmente preparadas para enfrentar ataques.
Estudo da Applied Research, patrocinado pela Symantec, identificou o cenário das companhias brasileiras de energia, finanças, comunicações, TI e saúde no que diz respeito a ataques políticos. Pensou em eleições? Esqueça. Ataques políticos, segundo a Symantec, são ações criminosas que têm o objetivo de prejudicar o andamento dos negócios de uma empresa, roubar informações ou sabotar sistemas de serviços públicos.
No âmbito global, ataques bem sucedidos custam caro às empresas. Em média, cada um deles faz as companhias perderem 1,83 milhão de dólares. Além disso, 53% das empresas ouvidas no mundo todo dizem já ter sofrido algum ataque com caráter político, enquanto 68% suspeitam que podem ser vítimas de ataques nos próximos três anos.
No Brasil, poucas companhias se julgam completamente preparadas para enfrentar tais ataques. Somente 28% dos pesquisados se consideram totalmente preparados para se defender de tentativas de alterar ou destruir informações eletrônicas nas redes. Para tentativas de desligar ou degradar redes de computador, somente 30% se consideram extremamente preparados.
Apesar de ser um risco bastante presente para as categorias de empresa pesquisadas, 67% das empresas não acreditam que serão atacadas, enquanto 10% suspeitam ou acreditam que serão atacadas. 22% não têm certeza. Veja mais informações nos gráficos.
O estudo recomenda, como forma de maximizar a proteção contra ataques a infraestruturas críticas das corporações, o desenvolvimento e fortalecimento das políticas de TI, com automação dos processos de conformidade, proteção proativa dos dados, com uma abordagem centrada na informação e sensível ao contexto e um processo qualificado de autenticação das identidades.
Serviços de monitoração, proteção da infraestrutura, contingência para operação contínua e estratégia de gestão da informação também estão entre as ações chave para evitar grandes prejuízos em eventuais ataques políticos.
Site: Computerworld
Data: 22/10/2010
Hora: 7h
Seção: Segurança
Autor: Rodrigo Afonso
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/10/22/brasileiros-subestimam-riscos-de-ataque-com-motivacao-politica/