NASA desenvolve tecnologia para plataforma de cloud

26/10/2010

Objetivo da agência espacial norte-americana é sair de uma vez por todas do negócio de data centers.

A NASA, agência espacial norte-americana, aplica soluções de nuvem aberta com um objetivo em longo prazo em mente: sair de uma vez por todas do negócio de data centers.

Segundo o CTO da agência, Chris Kemp, os recursos de computação são um meio e não uma finalidade, igual a energia elétrica. “Nós não temos usinas hidrelétricas atualmente. Aliás, não possuímos nenhum dos serviços que usamos como recurso”, diz. Kemp também questiona por que a NASA deve operar qualquer tipo de infraestrutura. “Nosso negócio é ficar no espaço, desenvolver naves e estar sempre onde quase ninguém vai. É isso que o povo norte-americano quer de nós. Eles não esperam investimentos mais de 1 bilhão de dólares anuais em nossa infraestrutura”.

Kemp falou sobre sua plataforma de computação em nuvem da Nasa durante uma entrevista realizada no evento ITExpo, promovido pela Gartner essa semana. Batizada de Nebula, ela é distribuída no modelo de código aberto em uma licença do servidor Http Apache 2.0.

A partir de informações sobre a utilização do código do Nebula, o provedor de cloud computing e de armazenamento Rackspace, foi capaz de criar o OpenStack, plataforma aberta de nuvem lançada no meio desse ano.

Site: IDG Now!
Data: 25/10/2010
Hora: 09h54
Seção: Coputação Corporativa
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/10/22/nasa-desenvolve-tecnologia-para-plataforma-de-cloud/