SAP quer triplicar faturamento no Brasil até 2014

26/10/2010

Para alcançar a meta, fabricante pretende aumentar a cobertura geográfica com ajuda dos parceiros, intensificar as vendas para pequenas e médias empresas e ampliar o portfólio.

Durante um encontro com a imprensa, realizado em Canela (RS), a SAP compartilhou com os jornalistas as metas da empresa para os próximos anos. Com um objetivo arrojado, a companhia espera triplicar sua receita em software no Brasil até 2014.

Segundo Luis Cesar Verdi, Presidente da SAP Brasil, a expansão de rede de parceiras é um dos pontos-chave para atingir a meta proposta. "Nós queremos crescer não apenas nossa base, mas sim todo o ecossistema', explica. Para isso, a fabricante deve investir em especializações de equipes que possam atender novos setores-chave da economia, assim como reduzir as barreiras de entrada de clientes por meio de financiamentos e ampliar o portfólio da empresa.

Atualmente o Brasil é o terceiro mercado da empresa, o que tem chamado a atenção da matriz alemã para o nosso mercado. Porém, diferente do que se imagina, mais de 50% do faturamento brasileiro não vem de ERP, mas de softwares como CRM, BI e outros.

Desta forma, as novas apostas da fabricante se baseiam no que há de mais inovador no mercado de computação em nuvem, plataforma em memória e mobilidade.  "Segundo a IDC, atualmente 4% das aplicações estão em nuvem. Em 2014 serão 40%", diz André Petroucic, vice-presidente comercial. Algumas aplicações com estas novas tecnologias já estão sendo testadas, como é o caso da Colgate que utiliza o piloto da plataforma, feita em parceria com a HP e IBM, armazenando e atualizando em tempo real seus dados na memória.  Outros nomes como Usiminas, Schincariol e Natura também integraram a aplicação em algum de seus setores.
A SAP tem cerca de 2.700 clientes, em um total de 2 milhões de usuários em todo o país. Com 1.936 clientes de pequenas e médias empresas, a fabricante quer aumentar essa base ainda mais, já que atualmente a Totvs é líder em participação nesse mercado, à frente da SAP e da Oracle.

Uma das estratégias para alcançar o segmento é a entrada de um novo formato de produto, chamado de Business by Design, que pode chegar a atender empresas com faturamento abaixo dos R$ 20 milhões anuais – resultado de uma empresa de pequeno porte, segundo a SAP. O presidente ainda contou que quer diversificar os setores de atuação investindo no varejo, mineradoras e setores financeiro e público. Este último, aliás, considerado o maior desafio, pois, segundo Verdi, não é comum o governo comprar ferramentas de gestão.

Por fim, o vice-presidente de sustentabilidade Silmar El-Beck afirmou que a SAP está focando cada vez mais na sustentabilidade. Com os olhos voltados para o meio ambiente, a fabricante também foca seus esforços para ajudar clientes de 25 setores da economia em tornar seus negócios sustentáveis.

Site: Olhar Digital
Data: 25/10/2010
Hora: 16h01
Seção: Digital News
Autor: Stephanie Kohn
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/sap-quer-triplicar-faturamento-no-brasil-ate-2014/14466