Operadoras correm para implantar 4G antes da Copa do Mundo

26/10/2010

Anatel planeja leilão das licenças em 2011 para que novas redes entrem em operação em 2013, um ano antes do megaevento esportivo.

As primeiras redes de quarta geração de telefonia celular (4G) baseadas no padrão Long Term Evolution (LTE) precisam entrar em operação no Brasil até 2013. A necessidade de as operadoras de investir na nova tecnologia para lançar esse serviço dentro de aproximadamente três anos é para atender ao cronograma da Copa do Mundo que será sediada no País em 2014. O megaevento de futebol e a Olimpíada de 2016 atrairão visitantes de diversas partes do planeta, ávidos por acessar grandes volumes de dados, que exigirão banda larga móvel com velocidade superior ao permitido na 3G.

Para que as operadoras comecem a projetar a evolução das redes atuais para 4G com antecedência, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja antecipar a licitação das licenças para prestação do novo serviço. A conselheira da Anatel, Emília Ribeiro, afirma que a expectativa do órgão regulador é realizar o leilão em 2011 para que as redes entrem em funcionamento pelo menos um ano antes d0 mundial.

“O objetivo é viabilizar a oferta dos serviços de 4G antes da Copa do Mundo”, informa Emília Ribeiro, lembrando que, inicialmente, a previsão era de que o leilão só ocorresse em fevereiro de 2012. O edital sobre a licitação deverá estar pronto até novembro e, segundo a conselheira, poderá entrar em consulta pública ainda em 2010. Ela afirma que a agência quer acelerar o processo a fim de que o pregão para vendas das faixas de frequência de 2,5 MHz seja lançado no primeiro semestre do próximo ano.

Site: IDG Now!
Data: 25/10/2010
Hora: 16h25
Seção: Telecom
Autor: Edileuza Soares
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/10/25/operadoras-correm-para-implantar-4g-antes-da-copa-do-mundo/