O domínio ‘.br’, que indica que um site é brasileiro, está entre os mais seguros do mundo, de acordo com o relatório “Mapping the Mal Web”, divulgado pela McAfee, empresa de segurança, nesta terça-feira (26). No ranking da empresa, 0,4% dos sites sob o domínio brasileiro oferecem risco – o país está na posição 70. O domínio mais perigoso é o de Camarões (‘.cm’). 36,7% das páginas sob o domínio do país africano contém algum tipo de ameaça.
Após Camarões, os domínios mais perigosos são o comercial (‘.com’) com 32,2%, o da China (‘.cn’) com 23,4%, de Samoa (‘.ws’) com 17,8% e o ‘.info’, usado para sites informativos, com 15,8%.
Os motivos pelos quais esses domínios são mais procurados por cibercriminosos é o baixo preço, a falta de regulação e a facilidade de registro. Alguns, às vezes, nem exigem que a pessoa comprove que ela mora no país ou que seu site segue as determinações do domínio escolhido.
Em contraposição, os domínios mais seguros são: o governamental (‘.gov’), do Japão (‘.jp’), o educacional (‘.edu’), o da Irlanda (‘.ie’) e da Croácia (‘.hr’). Todos eles têm porcentagem menor que 0,4% de sites com algum tipo de ameaça. Porém, o próprio relatório notifica que, mesmo tendo um alto nível de segurança, foram encontradas páginas maliciosas.
Foram analisados mais de 27 milhões de domínios, desses 5,8% ofereciam riscos. Em 2007 e 2008, 4,1% dos sites foram classificados como perigosos. Porém, segundo a empresa, não é possível relacionar diretamente as duas informações, pois as técnicas de análise do relatório mudaram.
Site: UOL Tecnologia
Data: 26/10/2010
Hora: 15h08
Seção: Últimas Notícias
Autor: ------
Link: http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultimas-noticias/2010/10/26/sites-br-estao-entre-os-mais-seguros-do-mundo-camaroes-abriga-os-mais-perigosos.jhtm