O atual cenário da Banda Larga móvel no Brasil não conseguiria atender a demanda de um evento como a Copa do Mundo de 2014. Uma pesquisa feita pela consultoria Teleco em parceria com a Huawei Technology apontou deficiências de velocidade oferecida, na latência e na visualização de vídeos nas 12 cidades que receberão os jogos da Copa. O estudo foi apresentado nesta terça-feira (26) na Futurecom, evento de telecomunicações e tecnologia da informação, realizado na cidade de São Paulo.
De acordo com o estudo, em 2014 o Brasil terá 45 milhões de acessos pela banda larga móvel, dos quais 23,5% serão via celulares. Outra projeção indica que até o final de 2010, o Brasil VAIL ultrapassar 18 milhões de acessos à banda larga 3G.
São Paulo é a cidade melhor preparada até o momento para receber o evento. No ranking da pesquisa, a capital paulista é seguida por Porto Alegre e Curitiba. As cidades com pior qualidade de rede 3G são Natal, Recife e Salvador.
Mesmo sendo a cidade que ocupa o topo do ranking, São Paulo terá de melhorar a cobertura no entorno do estádio de Itaquera, que entre as regiões estudadas apresenta sinal de baixa qualidade para três operadoras. Outro ponto de cobertura irregular e ruim é o Aeroporto de Cumbica e a Rodovia Ayrton Senna.
A pesquisa percorreu 157 Km de rotas consideradas essenciais durante a Copa do Mundo.
Site: UOL Tecnologia
Data: 26/10/2010
Hora: 15h43
Seção: Últimas Notícias
Autor: Ana Ikeda
Link: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/10/26/internet-movel-e-insuficiente-para-atender-copa-do-mundo-de-2014-diz-estudo.jhtm