Presidente da operadora italiana no Brasil, Luca Luciani, acredita que esse modelo pode viabilizar banda larga mais acessível.
O compartilhamento da infraestrutura de rede voltou a ser defendido pelo presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, como uma saída para reduzir os custos da banda larga móvel no País. Em palestra na Futurecom 2010, o executivo considerou a cooperação entre as operadoras de celular essencial para aproveitar as oportunidades de negócios no País, que é um dos que mais crescem em telecomunicações.
Luciani lembrou que o mercado brasileiro de telefonia móvel é o quarto maior do mundo em receita, atrás somente da China, Estados Unidos e Japão. Em número de usuários, o Brasil está em quinto lugar, com quase 192 milhões de assinantes.
Apesar disso, o presidente da TIM constata que o consumidor brasileiro é um dos que menos consome dados. Pesquisa da Merrill Lynch revela que apenas 16% da receita das operadoras locais vêm da venda desses serviços
Luciani observa que há demanda reprimida. As pessoas sabem usar o celular, que tem grande taxa de penetração no Brasil já que e os terminais estão mais acessíveis. "O preço dos aparelhos caiu 80% por causa da competição entre os fornecedores”, comenta. Muitos assinantes já possuem, portanto, o acessório básico para acessar internet móvel. A barreira é o preço cobrado pelo serviço, majorado por conta dos tributos.
A solução proposta pelo presidente da TIM é de que as teles se juntem e compartilhem a mesma infraestrutura. A cooperação é uma forma de reduzir investimentos em ampliação de rede para novas praças e custos com manutenção, conforme advoga Mario Girasole, diretor de assuntos regulatórios da TIM, na reportagem de capa da edição de outubro da Computerworld, disponível aqui para download.
Com esse modelo, Luciani acredita ser possível evoluir nas ofertas de serviços e entregar algo que cabe no bolso dos usuários brasileiro de celular para a massificação da banda larga.
Site: IDG Now!
Data: 27/10/2010
Hora: 12h38
Seção: Telecom e Redes
Autor: Edileuza Soares
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/10/27/operadoras-devem-compartilhar-redes-para-baixar-preco-de-banda-larga-diz-tim/