Presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, informou que a cobertura do serviço de Terceira Geração chegará a 311 cidades do país ainda em 2010 (hoje são 160 municípios) e a 900 cidades até o final de 2011. A meta da operadora é ambiciosa na parte de dados móveis: fechar o ano com 10 milhões de usuários da internet, o que significará 20% da base de assinantes, uma vez que o plano da TIM é fechar o ano com 50 milhões de clientes (hoje tem 47 milhões).
“Como já tinha anunciado o nosso foco é o de atrair assinantes para a internet móvel via browsing. Vamos apostar nossas fichas nos smartphones. O Natal da TIM será o dos smartphones desbloqueados. O acesso via modem na banda larga móvel não é nossa prioridade", destacou Luciani, durante teleconferência de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2010, realizada nesta sexta-feira, 29/10.
Executivo revelou ainda que para cumprir a meta de chegar aos 10 milhões de assinantes da internet móvel, a operadora planeja investir R$ 1 bilhão, dos R$ 2,5 bilhões de investimentos no quarto trimestre do ano. Recursos serão utilizados para expandir a cobertura 3G para 310 cidades até dezembro, o que a deixaria com a segunda posição no ranking nacional, sendo superada apenas pela Vivo.
Hoje, a cobertura, segundo Luciani, está em 160 cidades. Até 2011, o plano é chegar a 900. "3G será fundamental para os planos da TIM", reforçou o executivo. No Futurecom 2010, inclusive, o executivo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, já tinha confirmado que a tele participará de todos os leilões de espectro possíveis.
A TIM Participações (controladora da TIM celular e da Intelig Telecomunicações) encerrou o terceiro trimestre de 2010 com lucro líquido consolidado de R$ 124,7 milhões, queda de 36% em relação ao lucro de R$ 194,9 milhões em igual período de 2009.
O resultado se deve ao impacto positivo do ganho cambial no 3T09. A receita líquida total ficou em R$ 3,65 bilhões no último trimestre, alta de 6,1% sobre os R$ 3,44 bilhões em igual período do ano passado. Sem o desempenho da Intelig, a TIM teve receita líquida de R$ 3,46 bilhões, alta de 5,4% sobre o terceiro trimestre de 2009.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 924 milhões, o que representa uma expansão de R$ 152 milhões, ou 19,6% contra o 3T09. Sem a Intelig, o Ebitda subiu 18,8%, para R$ 901 milhões, ante R$ 758,7 milhões em 2009. O ARPU (receita média por usuário) foi de R$ 23,40 no trimestre, uma redução anual de 10,0%. A base de assinantes teve crescimento de 19% ano a ano, chegando a 46,9 milhões de linhas em setembro.
A operadora registrou um crescimento dos minutos por usuário (MOU), que chegou a 123 minutos no trimestre, alta de 37% em comparação aos 90 minutos registrados no mesmo período do ano anterior. O Custo de Aquisição por Cliente (SAC) caiu para R$ 59, contra R$ 85, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, tendo como um dos fatores a política de oferta de benefícios em serviços, em detrimento do subsídio de aparelhos.
Os investimentos totalizaram R$ 463,2 milhões no 3T10 (cerca de 13% da receita líquida), uma queda de 13,6% ano a ano. No acumulado do ano, o Capex alcançou R$ 1,47 bilhão, o que representa um aumento de 28% na comparação anual.
Site: Convergência Digital
Data: 28/10/2010
Hora: 15h14
Seção: Internet Móvel 3G
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24184&sid=17