Em análise, diretor da equipe do IE compara números de mercado fornecidos por consultoria, mas deixa de fora a fatia de outubro do Chrome 5.
As versões dos navegadores Internet Explorer 8 e 9 superaram o uso do Google Chrome no mês de outubro de 2010, segundo dados divulgados pela empresa na segunda-feira (1/11).
Outros levantamentos, porém, dão conta de o IE ter perdido participação no mercado frente aos concorrentes Safari e Chrome.
Em um post, o diretor da equipe do IE, Ryan Gavin, compara o suposto crescimento no uso do IE8 e 9, na casa de 0,45%, aos 0,19% registrados pelo browser da empresa comandada por Eric Schmidt.
Os dados de Gavin baseiam-se em números apresentados na segunda-feira pela empresa americana Aliso Viejo, voltada à mensuração de aplicativos de Internet.
A receita do executivo da Microsoft para chegar à conclusão foi uma mistura dos dados de outubro da evolução dos irmãos IE8 e 9, e de uma composição com o uso de diferentes distribuições do Chrome. Gavin somou o desempenho dos browsers Chrome 5, 6 7 e 8 do mês de setembro (7,69 pontos) e contrapôs o resultado à performance de outubro do Chrome 6, 7, 8 e 9 (7,88 pontos).
No entanto, ao desconsiderar os números do Chrome 5 no levantamento de outubro, Gavin retirou 0,27 ponto porcentual da fatia da Google. Se o Chrome 5 fosse considerado, a Google teria ganhado 0,46 ponto porcentual de mercado - virtualmente o mesmo que a soma do IE8 e do IE9 no mesmo mês.
A Microsoft não respondeu imediatamente a questões sobre os motivos de sua escolha de números.
Site: IDG Now!
Data: 03/11/2010
Hora: 15h54
Seção: Internet
Autor: Gregg Keizer
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/11/03/internet-explorer-chrome-comparacao/