Empresas devem se abrir para mais de uma plataforma móvel

05/11/2010

Estudo da Forrester ressalta que apenas iPhone, BlackBerry e Android merecem atenção, deixando de fora o Windows Mobile.

As empresas devem suportar uma variedade de plataformas móveis, desde que concentrem seus esforços nos sistemas operacionais iOS (iPhone), Blackberry e Android, afirma a empresa de pesquisas de mercado Forrester.

Os três estão entre os quatro sistemas mais compatíveis com os padrões do mercado corporativo, atesta o estudo "Mobile Operating System Wars Escalate" (Cresce a guerra entre sistemas operacionais móveis, em tradução livre). Nessa classificação, quem está em segundo é o Windows Mobile – atrás do Blackberry –, mas há cada vez mais programas sendo adaptados ao iOS, que em breve, de acordo com a Forrester, tomará o lugar do SO da Microsoft.

O Android deverá seguir o mesmo caminho, graças às suas boas propriedades de segurança e à grande participação no mercado – obtida em apenas dois anos. Assim, a tendência é que o Windows Mobile fique para trás, mesmo porque o seu sucessor, o Windows Phone 7, já foi lançado.

O reduzido espaço dedicado à antes dominante Palm, e o fracasso da Nokia em atrair desenvolvedores à sua plataforma Symbian, deixou-as em desvantagem em se tratando do suporte que os departamentos de TI dão a elas. Segundo a Forrester, só 12% das companhias aprovam o uso de celulares Palm, e apenas 7% aceitam Symbian.

O índice sobe para 70% no caso do BlackBerry, ante 41% do Windows Mobile e 29% do iPhone. Já o Android é suportado por 13% - um número baixo se comparado à sua importância no setor de dispositivos móveis.

Para a Forrester, as empresas não devem mais se limitar a apenas um sistema operacional, que “historicamente, sempre foi o BlackBerry”. Na pesquisa, o instituto descobriu que metade das empresas entrevistadas – foram ouvidas 175 companhias de telecom e TI, na América do Norte e Europa - suporta duas ou mais plataformas, e 29% três ou mais.

“Posturas tais como limitar o suporte a uma única plataforma ou deixar de habilitar os smartphones de funcionários com o e-mail e recursos da empresa estão com os dias contados”, conclui a pesquisa.

Site: Computerworld
Data: 04/11/2010
Hora: 07h19
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/11/04/empresas-devem-se-abrir-para-mais-de-uma-plataforma-movel/