Governo aproveita PNBL para definir piloto de cloud computing

05/11/2010

Ao longo desse mês de novembro, os responsáveis pelo Centro de Inovação e Computação em Nuvem, formado pelo Serpro, Dataprev, Telebrás, com suporte do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), vão ouvir os prefeitos das 100 cidades escolhidas para a primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga. Eles vão escolher os dois aplicativos que vão dar a largada na proposta de oferta de serviços por demanda no Governo.

"A ideia é ouvir esses prefeitos para que possamos articular um piloto para serviços governamentais. A ideia é colocar em prática esse teste já no começo de 2011", antecipou Cristiano Heckert, diretor de serviços de Rede da Secretaria de Logistica e TI, do Ministério do planejamento.

Heckert, no entanto, não quis adiantar quais aplicativos serão colocados para escolha na pesquisa a ser feita com os prefeitos, mas admitiu que haverá relação com sistemas voltados à administração, principalmente, na parte de controle de gastos. Também assumiu que o levantamento tem como objetivo tentar chegar a um consenso com relação ao ponto mais complexo da oferta: O modelo de negócios.

“Definir o quê ofertar para os municípios, quais serviços eles de fato demandam e, principalmente, como será feita a remuneração desse trabalho, são desafios que se impõem, mas a oferta de produtos governamentais é um fato", acrescentou Heckert, ao ser questionado sobre a possibilidade de os provedores privados virem a questionar a presença do Estado no segmento de serviços na nuvem.

a definição sobre os dois serviços que darão início à oferta de cloud governamental em 2011 será feita na reunião do Fórum Brasil Conectado, prevista para dezembro, e que terá computação em nuvem como um dos temas debatidos. Nesse encontro, afirma Heckert, serão levados os dados revelados pelas prefeituras.

A escolha das cidades do PNBL foi feita em função, exatamente, desses municípios passarem, no ano que vem, a desfrutar de acesso à infraestrutura de telecomunicação - um calcanhar de aquiles para a oferta de serviços via Internet em muitas localidades do país. O Centro de Inovação em Computação em Nuvem foi criado em agosto com o objetivo de delinear as ações do governo na oferta de serviços para a Administração Federal, Estados e municípios.

Site: Convergência Digital
Data: 04/11/2010
Hora: ------
Seção: Cloud Computing
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24223&sid=97