Serpro programa teste com Expresso na nuvem para dezembro

16/11/2010

O Serpro começa em dezembro, os testes para dar largada no seu papel de provedor de serviços de TI no modelo de computação na nuvem. O cronograma prevê a oferta comercial para julho de 2011.

A estatal, neste momento, define o melhor modelo de negócios para a oferta do Expresso na Nuvem aos órgãos municipais, estaduais e federais, independente do tamanho deles, antecipou Guilherme Funchal, da coordenação do Expresso na Nuvem da estatal, ao participar do Latinoware 2010, evento realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O novo Expresso oferecerá correio, agenda, mensageria instantânea, possibilidade de sincronização com diversos dispositivos móveis, como celular e notebook, e um pool de recursos para suporte a serviços, independente da sua localização.

“As características fundamentais do Expresso na Nuvem serão o fato de o usuário poder optar pelo serviço de que tem necessidade sob demanda, ou seja, exatamente de acordo com sua necessidade, pagando somente por aquilo que efetivamente utilizar”, explicou Funchal.

“Será como ter uma conta de luz ou de fornecimento de água: se você precisa usar menos, paga menos; se utiliza mais recursos, paga por eles, mas pode voltar ao patamar anterior no período seguinte”, frisou. Neste momento, salienta ainda o executivo da estatal, a área jurídica ajusta o modelo às questões de legislações que devem ser observadas pelo Serpro.

Somente após essa ação, a estatal poderá divulgar como o serviço será cobrado e qual será o acordo de nível de serviços a ser cumprido pela estatal para o cliente. No modelo da nuvem, a Internet terá papel crucial. A proposta, exemplifica Funchal, é se ter um site onde um gestor ou um prefeito de uma pequena cidade possa entrar e solicitar caixas de correio para um número determinado de funcionários públicos.

"Na tela seguinte aparecerá um contrato online, no qual o gestor assinala a opção de que concorda com os termos da prestação do serviço, e por fim receberá um e-mail, notificando a criação do domínio daquela prefeitura, as caixas, senhas. A partir daí o próprio gestor passará a administrar essas caixas eletrônicas", explica o funcionário do Serpro.

A fase de testes com a oferta na nuvem deve ser iniciada em oito de dezembro, com a colocação de alguns clientes em teste para verificar a metodologia de trabalho, contratos, além da própria interface web que será utilizada para o acesso aos serviços. Previsão é que em julho de 2011, a solução esteja pronta para a comercialização.

Site: Convergência Digital
Data: 12/11/2010
Hora: 15h10
Seção: Hotsite Cloud Computing
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24306&sid=97