A Anatel vai fazer uma sessão pública para discussão e deliberação sobre a revisão dos contratos de telefonia fixa – matéria que gerou uma disputa judicial com as concessionárias por divergências sobre o novo plano geral de metas de universalização. A reunião será no próximo dia 24, no auditório do Espaço Cultural da agência, em Brasília.
Os procedimentos da reunião, além de informações relevantes a respeito da sessão pública, serão divulgados na biblioteca e na página da agência na internet até as 17h desta terça, 16/11. Os contratos de concessão estabelecem os direitos e os deveres das prestadoras de telefonia fixa e a discussão atual é relativa à revisão quinquenal desses contratos.
A principal dificuldade está na resistência das empresas em relação às novas metas de universalização propostas pela Anatel. Em especial, as concessionárias não aceitam as metas relacionadas à banda larga – especificamente as obrigações que tratam da disponibilidade de infraestrutura em todos os municípios do país.
O principal argumento é que acesso à internet não faz parte do serviço de telefonia fixa e, portanto, não poderia ser incluído nas metas de universalização. Nesse sentido, as empresas apresentaram uma ação na Justiça contra a proposta do novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 3). Em princípio, é com base nessas novas metas que são firmados os novos contratos com as operadoras.
Site: Convergência Digital
Data: 16/11/2010
Hora: 14h35
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24325&sid=8