AT&T, Verizone T-Mobile anunciam a adoção do Isis, uma rede de e-commerce que usará os celulares para efetuar pagamentos.
Três das quatro maiores operadoras de telefonia móvel dos EUA formaram uma joint venture para transformar celulares em “carteiras digitais”. Isso permitirá que aparelhos do gênero paguem refeições e outros artigos de varejo no lugar de cartões de crédito, cheques ou dinheiro vivo.
O sistema leva o nome de Isis e foi criado a partir de uma parceria entre AT&T Mobility, Verizon Wireless e T-Mobile que juntas contam 220 milhões de clientes em território norte-americano. As empresas esperam que esta rede móvel de e-commerce esteja em funcionamento no prazo de 18 meses. Segundo Michael Abbott, diretor executivo da Isis, ela será baseada em padrões abertos e estará disponível a outras operadoras, bancos e lojas.
“O objetivo do novo serviço é transformar radicalmente a forma como as pessoas compram e pagam por itens”, disse Abbott. “Ao invés de atrapalhar-se com talões de cheque e cartões de crédito e fidelidade, os clientes serão capazes de usar seus celulares para fornecer todas as informações ao estabelecimento. Em contrapartida, as lojas poderão oferecer cupons de descontos aos clientes”.
O Isis vai utilizar uma tecnologia chamada Near-Field Communication (NFC), que permite a troca de dados wireless a uma distância de cerca de 4cm entre o telefone e o leitor. O NFC foi criado em 2003 e anunciado ao mercado em março de 2004, mas o recurso tem demorado para ser adotado nos EUA.
“O apoio da Verizon, AT & T e T-Mobile dará à tecnologia o suporte necessário para encorajar os varejistas a compra leitores NFC”, afirmou Abbott. “A parceria traz a escalabilidade que a indústria precisa para impulsionar o investimento”.
De acordo com o Abbott, vários varejistas já assinaram contrato para o uso do Isis, embora os nomes ainda não tenham sido divulgados. A Barclaycard também assinou um contrato para emitir as contas de crédito através do sistema.
Além disso, o CEO do Google, Eric Schmidt, anunciou na última segunda-feira (15/11) que a próxima versão de seu sistema operacional móvel, o Android, terá suporte a tecnologia NFC. E a Nokia anunciou planos para integrar a tecnologia em vários de seus smartphones baseados em Symbian em 2011.
A Apple também contratou o especialista em NFC, Benjamin Vigier, em agosto deste ano.
Questionado sobre a segurança do NFC, Abbott disse que é "inerentemente" mais fácil proteger dados privados de um telefone do que um cartão de crédito. "Ele serão bloqueados com uma senha e o número é criptografado dentro do telefone", disse ele. "Não é algo como números prensados em um pedaço de plástico. Além disso, uma simples chamada poderá desligar o Isis, e uma nova chamada poderá restaurá-lo".
Site: IDG Now!
Data: 16/11/2010
Hora: 16h46
Seção: Internet
Autor: Grant Gross
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/11/16/operadoras-de-telefonia-movel-dos-eua-unem-se-para-uma-nova-201ccarteira-digital201d/