Ameaças com malwares quadruplicaram desde 2007

18/11/2010

Cibercriminosos têm mirado plataformas como sistemas de busca, redes sociais e encurtadores de URL para disseminar ataques.

O número de ameaças virtuais a partir do uso de malwares quadruplicou desde 2007, com 60 mil novos códigos descobertos a cada dia. Esses números foram divulgados pela empresa de segurança digital McAfee.

Segundo o último relatório trimestral divulgado pela companhia, o uso de códigos maliciosos está  no maior nível já registrado e que só em 2010 foram descobertos 14 milhões de malwares, um milhão a mais em relação a 2009.

Para propagar os ataques, os crackers têm visado ataques em sistemas de busca, inserindo sites falsos ou infectados de vírus nos resultados da pesquisa; eles também têm utilizado os encurtadores de URL para esconder os códigos, além do uso maciço de redes sociais, como Twitter e Facebook, para disseminar os ataques.

O relatório também mostra como os smartphones se transformam cada vez mais em alvo dos crackers, principalmente na hora de interceptar SMSs enviados aos bancos. Isso porque esse tipo de mensagem tem funcionado como um novo fator de autenticação acrescentado às transações online.

“A educação do usuário sobre a atividade online, além da incorporação de tecnologias de segurança apropriadas são de vital importância”, afirmou Mike Gallagher, vice-presidente sênior e CTO de Global Threat Intelligence da McAfee. “Os criminosos virtuais estão fazendo o seu trabalho”.

Site: IDG Now!
Data: 17/11/2010
Hora: 10h25
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/11/17/ameacas-com-malwares-quadruplicaram-desde-2007/