A firma de segurança Panda Security afirma ter rastreado atividade de 5.651.786 antivírus falsos, os chamados scarewares, durante um período de quatro anos.
O mais preocupante, porém, é que destes 2.285.629 (cerca de 40%) apareceram entre janeiro e outubro de 2010. Os dados são de um estudo conduzido pela empresa que mostra que nos últimos 21 anos, esta modalidade representou 11,6% de todas as ameaças a computadores, enquanto hoje 5,4% dos computadores já foram infectados por essas pragas disfarçadas de antivírus legítimos.
A modalidade teria rendido mais de US$ 410 milhões por ano aos cibercriminosos, segundo estimativas divulgadas pelo site IT Pro.
Os dados mostram que os scareware são tendência e precisam ser vistos com seriedade, principalmente pelos usuários. Caso você veja uma proposta de venda de antivírus, desconfie. Fique sempre com ferramentas já estabelecidas no mercado e realize uma rápida pesquisa a respeito da empresa por trás dela, se certificando de que a mesma é legítima.
Site: Defesa Digital
Data: 17/11/2010
Hora: 15h09
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://defesadigital.uol.com.br/noticias/malware/disseminacao-de-antivirus-falsos-cresceu-40-em-2010-diz-pesquisa.html