Foi dada a largada: Vivo é a primeira a detalhar oferta de tablet

19/11/2010

Dona da maior fatia do mercado brasileiro de smartphones - detém 47% das vendas no segmento de pós-pagos, de acordo com pesquisa da Nielsen de agosto de 2010 -, a Vivo estréia nesta quinta-feira (18) também na arena dos tablets. Primeiro e, por enquanto, único modelo oferecido pela operadora, o Samsung Galaxy Tab começa a ser vendido esta noite, na loja da Vivo no Shopping Morumbi. A partir de amanhã e ao longo da próxima semana, o portátil chega aos demais estados do país.

Com preços entre R$ 599 e R$ 2.299 (valores variam conforme o plano contratado junto à Vivo), o Galaxy Tab parece ser a grande aposta da Vivo para as vendas de fim de ano. "Este novo conceito de computador pessoal traz uma forte experiência em termos de mobilidade e navegação. Por isso existe o otimismo em relação às perspectivas de venda deste produto no final de ano", prevê Paulo Cesar Teixeira, vice-presidente de operações da Vivo.

Mencionando dados de um recente estudo do Gartner, Teixeira diz que o número de tablets deverá mais do que dobrar no próximo ano, atingindo 54,8 milhões de unidades em 2010. Já para 2012, o instituto prevê que devam ser colocados no mercado mundial mais de 100 milhões de tablets. "Esse número é muito conservador", aposta Teixeira.

O executivo diz ainda que a operadora aposta na venda de tablets como meio de expandir a inclusão digital no Brasil. Para ele, da mesma forma como os smartphones estimularam o crescimento do acesso à internet no país, os tablets podem vir a ser o meio para a primeira experiência online de muitos usuários.

Apesar de ser visto como um potencial meio para o primeiro contato dos cidadão com a internet, os tablets ainda têm um preço um tanto quanto proibitivo. Para dar uma ideia, o plano sugerido pela Vivo como o mais adequado aos potenciais usuários do Galaxy (Plano Vivo Você 100) inclui 4 GB de dados e 100 minutos de voz ao preço mensal de R$ 210,90. Na contratação desse plano, o tablet sai a R$ 1.299. Quanto mais barato o equipamento, mais cara a mensalidade.

No entanto, os executivos da Vivo prevêem que a esperada entrada de novos produtos acabe por baixar os preços. "Haverá uma acomodação natural de preços, como aconteceu com os smartphones", prevê Hilton Mendes, diretor de inovação da Vivo. "A tendência é que os preços caiam também conforme produtos de outros fabricantes entrarem no mercado", afirma. Teixeira revela que, além da já sabida negociação da Vivo para a comercialização do iPad, a operadora está em negociações com outros fabricantes. Ele não deu nome aos bois, mas contou que já há conversas para a compra de novos produtos que chegarão às lojas no primeiro trimestre de 2011.

Tablets x smartphones
O vice-presidente de operações da Vivo disse que a companhia não acredita que os tablets vão substituir os smartphones, apesar de terem um patamar parecido de preços. "A convivência é com os smartphones ou celulares convencionais é natural. O que devemos ver é o usuário de notebook pensando melhor antes de atualizar o seu computador portátil, já que o tablet é muito mais fácil de carregar e rápido de usar", observou.

Demanda
Embora não tenha aberto números de equipamentos encomendados à Samsung, Teixeira disse que o fato de o tablet ser 100% produzido no Brasil deve garantir que não falte o produto - como acontece atualmente com o iPad, da Apple. Diego Andrade, executivo de contas da Samsung, também não abre números. "A capacidade de produção é estabelecida conforme a demanda pelo produto", limita-se a dizer. Segundo Andrade, além da TIM e da Claro, que também já anunciaram o início das vendas do Samsung Galaxy Tab para este mês, o dispositivo será comercializado até o final deste ano pelos canais de varejo, entre os quais inclui-se a Oi. A Oi vende os equipamentos desbloqueados e sem subsídio e por isso é considerada pela Samsung como varejista, conforme explicou o executivo.

Galaxy Tab
O tablet da Samsung é compatível com tecnologia 3G. Com o dispositivo, o consumidor terá em mãos um novo universo de possibilidades: navegação na internet, leitura de jornais, revistas e livros em uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, TV digital, TV analógica, vídeo chamada, câmera fotográfica, conexão de voz e dados. O equipamento conta com fone de ouvido e viva-voz para ser utilizado como telefone. Outra característica interessante é o teclado Swype, que permite que o texto seja digitado apenas com o deslizamento do dedo entre as teclas.

Além disso, ele pode ser utilizado como um roteador Wi-Fi, pelo qual pode compartilhar a conexão 3G com até cinco dispositivos simultaneamente. Em uma viagem, por exemplo, em que apenas o sinal da operadora contratada para o Galaxy esteja disponível - ou em que outros usuários não possuam planos de banda larga contratados - é possível compartilhar o sinal.
No comando de tudo isso está o Android Froyo 2.2, desenvolvido pela Google. O tablet será comercializado pela Vivo com capa protetora, fone de ouvido Bluetooth e cabo USB.

Site: Convergência Digital
Data: 18/11/2010
Hora: 12h57
Seção: Telecom
Autor: Fernanda Ângelo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24342&sid=8