Software AG pode ter centro de pesquisas no Brasil

19/11/2010

Investimentos neste tipo de projeto seriam a terceira etapa da estratégia da empresa para o país, após fortalecimento da operação de vendas e consultoria.

A empresa alemã Software AG, especializada em soluções para gerenciar e monitorar o ambientes de TI, poderá ter um centro de Pesquisas & Desenvolvimento (P&D) no Brasil. A promessa é do CEO da companhia Karl-Heinz Streibich, que considera o mercado brasileiro importante dentro das estratégias de crescimento da companhia. Ele espera que os negócios da subsidiária no país dobrem em pouco tempo.

Sediada em Damstadt, a cidade das ciências no Estado de Hessen, na Alemanha, a Software AG conta atualmente com cinco centros de P&D espalhados pelo mundo. Um deles está localizado em seu país de origem e os outros estão em funcionamento na Bulgária, Estados Unidos, Israel e Índia.

 Durante encontro mundial com a imprensa, Streibich conversou com jornalista do Brasil e comentou que investimentos na filial na área de pesquisa e desenvolvimento pode ser a terceira etapa dos negócios, depois de reforço da operação de vendas e consultoria, sem estabelecer prazos.

Streibich comentou que os negócios no Brasil estão crescendo rápido. O mercado brasileiro é o quinto em faturamento, depois dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Em menos de três anos, a operação local já representa mais de 5% dos negócios da companhia. No ano passado, a receita total da Software AG foi de 847,4 milhões de euros e a filial brasileira contribuiu com 55 milhões de euros.

A expectativa do CEO é que a subsidiária chegue a 100 milhões de euros. Porém, ele prefere não estabelecer prazos para a filial atingir os planos traçados para a corporação. Streibich quer transformar a Software AG em uma companhia de 2 bilhões de euros, algo que ele acredita ser possível nos próximos dez anos, mas comenta em uma década o mercado pode passar por muita transformação e que prefere não definir nada. A meta de 1 bilhão de euros será batida até o final do ano, após 40 anos de fundação da companhia.

Crescimento dos negócios
As principais apostas da companhia para dobrar a receita nos próximos anos são as soluções de Business Process Mangement (BPM) ou gerenciamento dos processos de negócios, tecnologia que, segundo Streibich, está sendo mais procurada pelas empresas para aumentar a sua performance e se tornarem mais competitivas.

O CEO comenta que as empresas estão sendo muito pressionadas a investir em pesado em soluções inovadoras. A empresa também deverá ter ofertas no modelo de cloud computing, mas ainda não traçou sua estratégia para essa área. Streibich diz que produtora de software está avaliando como entrar na nuvem e não sabe se terá infraestrutura ou aplicações. Os segmentos alvos da companhia são o financeiro, público, energia, saúde e manufatura.

A Software AG está presente em 70 países e emprega cerca de 5,7 mil profissionais, sendo que uma parcela veio da IDS Scheer, adquirida em agosto do ano passado. A filial brasileira conta com um time de 100 pessoas.

Site: Computerworld
Data: 18/11/2010
Hora: 16h28
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/11/18/software-ag-pode-ter-centro-de-pesquisas-no-brasil/