Alemanha é o maior mercado de software da Europa, diz estudo

22/11/2010

País responde por 47,6% dos negócios dessa indústria na região. SAP e Software AG estão entre as primeiras colocadas do ranking de 100 maiores do setor no velho continente.

Sede de empresas conhecidas no mundo das aplicações para negócios corporativos, a Alemanha lidera os negócios na produção de software da Europa, respondendo por quase metade do faturamento da região.

A constatação é do relatório Truffle 100 que revela que as produtoras germânicas de soluções faturaram no ano passado 12,8 bilhões de euros, com participação de 47,6% dos 37,2 bilhões de euros movimentados pelas 100 maiores companhias do segmento instaladas em 15 países do velho continente.

O segundo maior mercado de software na Europa é o do Reino Unido, com faturamento de 6 bilhões de euros e participação de 22,3%. O terceiro é a França, com negócios de 3 bilhões de euros e market share de 11,4%, seguida da Holanda, com receita de 811 milhões de euros e fatia de 3,% e Suécia, que movimentou no ano passado 709 milhões, o equivalente a 2,6% do total.

O estudo foi coordenado pela Truffle Capital, fundo de venture capital europeu em parceria com IDC e CXP. Realizada anualmente, a pesquisa tem o objetivo de mostrar aos governos e Comissão Econômica Européia (CEE) o dinamismo e importância dessa indústria para o crescimento da economia da região.

As 100 empresas pesquisadas geram 54 mil empregos e registram anualmente uma expansão de 8,4%. Juntas, elas investiram no ano passado 3,8 bilhões de euros em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), 5,1% a mais que os 3,6 bilhões de euros aplicados em 2008.

A Alemanha se destacou no estudo com duas empresas nas primeiras posições do estudo. A SAP, produtora de sistema para gestão empresarial (ERP) é a primeira do ranking das 100 maiores empresas de software da Europa, com receita de 10,6 bilhões de euros em 2009. A segunda é a Sage do Reino Unido, com faturamento de 1,6 bilhão de euros; seguida pela francesa Dassault Systemes, com 1,2 bilhão de euros e Software AG.

Mudanças com cloud computing
Durante encontro com jornalistas em Bruxelas, o presidente da Truffle Capital, Bernard-Louis Roques, destacou que é importante que os governos europeus reforcem programas de incentivo para as empresas de software ampliem seus investimentos em P&D. Ele observa que as pequenas e médias empresas precisam de mais atenção para aumentar a competitividade, demonstrando que, mesmo em países ricos, a indústria enfrenta dificuldades parecidas com as do segmento no Brasil.

Roques comentou que o modelo de cloud computing e as ofertas de software como serviço (SaaS) vão transformar radicalmente essa indústria nos próximos anos e que as companhias têm que começar a se preparar para as mudanças que vão ocorrer no mercado.

Site: Computerworld
Data: 19/11/2010
Hora: 13h43
Seção: Negócios
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/11/19/alemanha-e-o-maior-mercado-de-software-da-europa-diz-estudo/