Hylas 1 será o primeiro satélite europeu totalmente dedicado a oferta de Internet e telecomunicações, além de poder transmitir HDTV.
Há uma luz no fim do túnel para os cerca de 20 milhões de europeus que não têm acesso a banda larga de alta qualidade. Na sexta-feira (26/11) será lançado um novo satélite que promete entregar acesso a Internet para consumidores e empresas por toda a União Europeia.
O satélite Hylas 1 é o primeiro da Europa a ser dedicado à oferta de banda larga e a serviços convencionais de telecomunicação. Criado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Avanti, o Hylas (de Highly Adaptable Satellite) tem na adaptabilidade um de seus pontos fortes, de acordo com a agência espacial.
Embora a banda larga de Internet seja sua principal aplicação, o sistema foi projetado para permitir a inclusão fácil de outras aplicações de comunicações, como a transmissão HDTV e a distribuição de serviços de distribuição de dados. O Hylas também pode atender a ambientes dinâmicos e se adaptar a exigências de mercado para serviços de banda larga e transmissão via satélite, de acordo com a ESA.
O Hylas foi projetado para usar as bandas Ku e Ka. A banda Ka fornece cobertura para regiões da Europa onde a oferta de banda larga via satélite é comecialmente mais promissora. O uso da banda Ka também representa custos reduzidos para usuários finais, já que ela permite a comunicação eficiente ponto-a-ponto com equipamentos de baixo custo.
Segundo a Avanti, com o satélite será possível oferecer serviços de banda larga de alta qualidade a preços comparáveis com os dos serviços terrestres.
O projeto Hylas começou em dezembro de 2005. O satélite será lançado da base de Kourou, na Guiana Francesa. Haverá uma fase de demonstração com duração de um ano – nela, a flexibilidade de operação e diversas aplicações avançadas de banda larga serão demonstradas.
Site: IDG Now!
Data: 23/11/2010
Hora: 15h45
Seção: Telecom e Redes
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/11/23/europa-lanca-na-sexta-feira-26-11-satelite-para-internet-de-banda-larga/