Brasil perde disputa e África recomenda padrão europeu

25/11/2010

O governo brasileiro lutou por mais de um ano para tentar convencer países africanos a reverem a posição de adotar o padrão europeu (DVB 2) como sistema de transmissão para TV Digital. No entanto, a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral vai manter a posição e recomendar aos seus 14 membros que adotem o padrão europeu. Embora a Comunidade tenha dito que cada país pode decidir individualmente por um ou outro sistema, é pouco provável que alguém deixe a indicação de lado e feche com o padrão nipo-brasileiro (ISDB-T).

África do Sul, Angola, Botsuana, Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue já sinalizaram que seguirão a recomendação.

O assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, acredita, no entanto, na possibilidade de que alguns deles ainda venham a mudar de ideia, se a União Europeia não cumprir com o apoio prometido. Em entrevista ao correspondente da EBC, Eduardo Castro, André Barbosa explicou que o DVB 2 é uma nova versão, atualmente em uso apenas na Inglaterra, muita cara e complexa. O conversor custa hoje por volta de 400 euros, o que na opinião de Barbosa é inviável para o usuário africano.

Site: Home Theater
Data: 24/11/2010
Hora: 11h45
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=6820