Softex oferece workshop "Formação e capacitação de mão de obra para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI"

07/12/2010

No dia 8 de dezembro a Softex, com o apoio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (SEPIN/MCT), promoverá o workshop “Formação e capacitação de mão de obra para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI”. O encontro acontecerá em Brasília e tem como objetivo facilitar uma reflexão conjunta sobre esse tema entre conselheiros, executivos e colaboradores da Sociedade Softex, incluindo seus agentes regionais, consultores especializados, empresários brasileiros e representantes do governo e da área acadêmica.

No programa do workshop, que contará com a presença de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), está inclusa a abordagem de temas como “A dimensão do desafio”, coordenada por Virgínia Duarte, gerente de Projeto da Softex, e com as participações dos consultores do Observatório Softex. Ricardo Saur, consultor que recentemente realizou um trabalho de avaliação do Programa de Formação de Capital Humano em Software (FCHS) para a SEPIN/MCT, encerra o primeiro painel com a apresentação das principais conclusões.

Ainda na parte da manhã, Benito Paret, presidente do SEPRORJ, coordenará o painel sobre “Ensino Superior – Cursos e currículos”, analisando aspectos como a visão do Ministério da Educação (MEC) sobre a formação para Tecnologias da Informação e da Comunicação, novos currículos, índice de evasão e as propostas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Abrindo a programação da tarde, Sergio Sgobbi, diretor da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), coordenará o debate sobre “Ensino Médio e Técnico – Celeiro de Programadores?”. A visão das empresas do setor será apresentada por Eduardo Coppo, sócio da Dextra e dirigente do núcleo Softex Campinas, que tem conduzido o projeto Descobrindo Talentos.

O último painel abordará “Propostas inovadoras”, sob a coordenação de John Forman, vice-presidente do SEPRORJ e diretor de capacitação e Inovação da Softex, tratando de aspectos tais como a Olimpíada de Algoritmos para Escolas, a capacitação Java via Educação à Distância (EaD) e o projeto Alice Brasil. Farão parte da mesa, entre outros especialistas, Edson Barros, da Universidade Mackenzie, e Daniel Oliveira, do Grupo de Usuários Java de Brasília.

Para Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da Softex, o encontro é uma ótima oportunidade para se conhecer os projetos em andamento para a superação desse déficit e analisar eventuais melhorias que podem ser introduzidas a partir de novas tendências registradas nesse mercado extremamente dinâmico.

A participação no workshop é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem solicitar inscrição previamente pelo e-mail [email protected], informando nome, instituição à qual está vinculado, e-mail e telefone de contato. A confirmação da inscrição será feita também eletronicamente.

Serviço:
Data: 8 de dezembro de 2010
Hora: das 9h às 18h30
Local: San Marco Hotel – SHS, Quadra 05, Bloco “C”- Brasília - DF
Informações e inscrições: [email protected]