Objetivo da empresa é modernizar infraestrutura e agilizar a disponibilidade de recursos.
A necessidade de modernizar a infraestrutura tecnológica e migrar para o conceito de computação em nuvem levou a Globo.com, braço tecnológico das Organizações Globo, a investir 1 milhão de reais em projeto interno, com a adoção da plataforma Citrix OpenCloud.
O projeto foi iniciado há dois anos, quando a empresa iniciou o mapeamento de todos os processos e fluxos de trabalho que estariam envolvidos. Dentre eles, os cuidados com switches de redes, balanceamento de carga entre servidores e a criação de uma série de interfaces de aplicações (APIs).
Seis meses depois do início, a equipe começou a planejar a arquitetura necessária, os testes para identificação de pontos críticos e a realização de correções necessárias. A migração, propriamente dita, começou há seis meses.
De acordo com Marco Sinhoreli, responsável da Globo.com pelo projeto, os maiores benefícios vieram da consolidação de100 servidores físicos em duas caixas de servidores blade, que fez o consumo de energia elétrica cair drasticamente, de 50 Kws para 12 Kws. “A consolidação de memória e de CPU também foram expressivas”, completa.
No aspecto de gestão, a redução do workflow para demandas de infraestrutura proporcionou muita agilidade. Além de conseguir lidar com questões da sazonalidade com maior eficiência e com a possibilidade de migrar recursos com mais facilidade, a empresa ainda ganhou a possibilidade de antecipar a compra de servidores e obter um melhor preço por equipamento.
Um dos resultados mais importantes, segundo Sinhoreli, foi a possibilidade de reduzir de dois dias para apenas alguns minutos a capacidade de fornecer infraestrutura para um processo específico. “Essa agilidade é um grande diferencial para o tipo de negócio no qual atuamos”, explica.
Site: Computerworld
Data: 29/11/2010
Hora: 07h20
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/11/26/globo-com-investe-r-1-milhao-em-nuvem-privada/