Projeções são de relatório preliminar do Gartner, que estima que serão comercializadas 352,3 milhões de unidades até dezembro.
O mercado mundial de PCs deverá fechar 2010 com a venda de 352,3 milhões de unidades. Aumento de 14% em comparação com os volumes do ano anterior, segundo projeções preliminares do Gartner
Significa que o Gartner reviu para baixo a estimativa feita em setembro, que apontava crescimento de 17% no ano. Para 2011, o Gartner, prevê a venda de 409 milhões de PCs, com aumento de 15,9% sobre os volumes de 2010.
A redução do mercado, segundo o diretor de pesquisas do Gartner, Ranjit Atwal, é em razão da queda da demanda no segmento de consumo. Foi constatada também uma procura maior por tablets em 2010, estimulada pela chegada do iPad.
As projeções do Gartner são de que os tablets terão uma participação de 10% das vendas globais de PCs em 2014. Analistas do Gartner acreditam que o mercado de PC poderá ser impactado com o aumento da adoção dos dispositivos móveis, que permitem acesso internet e conteúdos pessoais em qualquer lugar, como é o caso dos tablets e da próxima geração de smartphones.
Porém, os analistas do Gartner avisam que esses dispositivos não deverão substituir os PCs, considerados necessários para maioria das aplicações. Mas eles prevêem impacto no longo prazo na vendas dos computadores pela popularização dos desktops virtuais.
Essa tendência vai exigir da indústria nova estratégia para reduzir a dependência do modelo tradicional de vendas. “Como o mercado de PCs está desacelerando, os fornecedores com maiores chance de sucesso serão os que souberem se diferenciar por meio de serviços e inovação tecnológica”, afirma Ranjit Atwal.
O desafio de inovar será maior nos mercados mais maduros. Já nos emergentes, as vendas continuarão em alta e deverão representar 50% da vendas globais até o final de 2011, prevê o Gartner.
Site: Computerworld
Data: 29/11/2010
Hora: 16h19
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/11/29/mercado-mundial-de-pcs-crescera-14-em-2010/