Google diz pagar até US$ 6 bilhões pelo Groupon. Será que vale?

02/12/2010

Valor divulgado por dois grandes jornais americanos é alto demais, argumentam analistas; Yahoo também teria manifestado interesse pelo site.

A Google estaria desperdiçando dinheiro se aceitasse pagar 5 bilhões de dólares ou mais para adquirir o site de compras coletivas Groupon, dizem vários analistas do setor.

O Groupon poderia dar à Google uma vantagem no mercado de publicidade local e torná-lo o principal competidor em compras coletivas. Mas a gigante das buscas poderia encontrar alternativas mais em conta que os 5 ou 6 bilhões de dólares que concordou em pagar - o número foi revelado por fontes anônimas ouvidas pelos jornais The New York Times e The Wall Street Journal.

“Esta é uma ideia muito, muito ruim para a Google, especialmente se levarmos em conta os números absurdos que estão sendo divulgados. Não há argumento razoável que justifique estes números e eu ficaria chocada se a equipe da Google não enxergasse isso. Eles são mais espertos do que isso”, disse Sucharita Mulpuru, analista da Forrest Research, por e-mail.
Karsten Weide, analista da IDC, tem uma opinião semelhante, dizendo que para a Google tal acordo seria uma “grande mancada”. “Vários bilhões só para adquirir a última moda? Não é como ser o próximo Facebook”, disse Weide, por e-mail.

Na terça-feira (30/11), o All Things D, do Wall Street Journal, e o New York Times noticiaram de forma independente que a Google estaria perto de comprar o Groupon por até 6 bilhões, e que o acordo poderia ser assinado esta semana, apesar da ressalva de que as negociações poderiam ser interrompidas a qualquer momento.

Um bilhão
A última rodada de investimentos do Groupon, realizada em abril, captou 135 milhões de dólares, o que teria elevado seu valor a mais de 1 bilhão de dólares. Especialistas especulam que o Groupon deverá gerar 500 milhões de dólares em receita este ano.

Com seu crescente número de parceiros locais nos Estados Unidos e em outros países - incluindo o Brasil, onde opera com o site Groupon/Clube Urbano -, bem como seus milhões de consumidores associados, o Groupon seria inquestionavelmente “uma companhia desejável” para a Google, afirmou o analista setorial Greg Sterling, da Sterling Market Intelligence.
Os cupons online são um segmento quente, e o Groupon colocaria a Google bem na crista da onda, disse Sterling. Além disso, o negócio de publicidade local da Google e os serviços de busca em PCs e celulares poderiam se beneficiar do relacionamento que o Groupon construiu com comerciantes locais, argumentou.

Contudo, Sterling questiona o preço divulgado. “Pagar 5 bilhões pelo Groupon é um grande ponto de interrogação”, disse, em entrevista por telefone.

Por muito menos dinheiro, a Google poderia comprar outros concorrentes no mercado, como o LivingSocial, e ter sobras para investir em áreas nas quais eles ficam para trás em relação ao Groupon, afirmou.

“De forma geral, é uma compra inteligente. Eu só questiono o preço”, disse.

Se o acordo não for fechado, o Groupon ainda terá outros interessados – o Yahoo seria um deles, comenta-se – e também poderia se tornar uma empresa pública (com ações em bolsa de valores). “O Groupon teria um IPO viável”, disse Sterling.

Nem a Google nem o Groupon responderam aos pedidos de entrevista.

Site: IDG Now!
Data: 01/12/2010
Hora: 08h40
Seção: Mercado
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/12/01/google-diz-pagar-ate-us-6-bilhoes-pelo-groupon-sera-que-vale/