Cibercriminosos diversificam e criam ferramentas de manutenção falsas

02/12/2010

A Symantec alerta para nova modalidade de scareware: ferramentas de limpeza de disco e manutenção que geram resultados falsos e tentam cobrar do usuário dinheiro para resolver os supostos problemas.

O número de tais malwares vem aumentando desde o fim de outubro, e a firma de segurança explicou que novos clones surgem diariamente, sob os mais variados nomes.

Todos eles, porém, tem o mesmo modo de operação. A princípio prometem desfragmentar ou verificar erros no disco rígido, o usuário baixa, instala o software e o programa executa um processo falso de verificação.

O relatório, indica uma série de erros e pede a correção. Ao tentar corrigir, uma nova simulação aparece, e um outro relatório indica que alguns erros foram corrigidos com sucesso, mas outros serão corrigidos apenas mediante o pagamento de um registro de software.

Lembramos aos nossos leitores: use as soluções do Windows, que ficam dentro de Acessórios > Ferramentas do Sistema. Caso decida por uma ferramenta terceirizada para o assunto, procure sempre de empresas já conhecidas no mercado e pesquise antes de adquirí-la.

Site: Defesa Digital
Data: 01/12/2010
Hora: 08h37
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://defesadigital.uol.com.br/noticias/malware/cibercriminosos-diversificam-e-criam-ferramentas-de-manutencao-falsas.html