Transform afirma ter recebido concessão do nome no país no início de 2010; e diz ter apreendido seis tablets ontem, 2/12, em São Paulo.
Menos de um dia após seu aguardado lançamento no País, o iPad já enfrenta problemas. A empresa brasileira Transform anunciou hoje, 3/12, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, SP, que entrou com duas ações na Justiça contra a Apple pelo uso da marca iPad.
A companhia brasileira, que fabrica equipamentos nas áreas médias e de informática, possui em seu catálogo um desfibrilador cardíaco com o nome i-PAD (sigla para Intelligent Public Acess Defibrillator). A empresa afirma que, após entrar com um pedido no início de 2007, recebeu do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a concessão pelo registro desse nome em janeiro de 2010 (mesmo mês em que a Apple anunciou o tablet de mesmo nome nos Estados Unidos).
Durante a coletiva, a Transform divulgou a entrada de duas ações judiciais contra a empresa norte-americana. Uma que pede que a Apple pare de usar a marca "iPad" no Brasil e outra referente a uma indenização pelo dano causado com o uso indevido da marca no País.
Além disso, a empresa diz ter apreendido ontem, 2/12, seis unidades do tablet em um escritório da rede FastShop na capital paulista para serem utilizados como prova. A rede varejista começou a vender o aparelho da Apple às 0h de hoje, em lojas físicas e online.
A Macworld Brasil entrou em contato com a assessoria da Fast Shop, que ainda não retornou nosso pedido de comentário sobre o assunto. Já a Apple Brasil preferiu não se pronunciar oficialmente sobre a questão.
O advogado que representa a Transform, Newton Silveira, afirma que, por enquanto, a empresa não irá pedir a apreensão de todos os aparelhos do mercado brasileiro.
Essa não é a primeira vez que a Apple é acionada na justiça em razão da marca iPad. Conforme noticiamos, no último mês de outubro a empresa taiwanesa Proview ameaçou processar a companhia de Steve Jobs, alegando violação da marca do tablet, que teria sido registrada pela companhia de Taiwan entre 2000 e 2004.
Site: Mac World
Data: 03/12/2010
Hora: 17h22
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2010/12/03/empresa-brasileira-processa-apple-pela-marca-ipad/