Em comunicado à Comissão de Valores Imobiliários, enviado nesta segunda-feira, 06/12, a fabricante de PCs brasileira informa que comprou 50% do controle da argentina BHG para expandir suas operações na América Latina. O acordo, uma joint venture, prevê a montagem de uma planta industrial na Terra do Fogo.
A comercialização nos dois países sul-americanos será feita com uma marca conjunta das duas empresas - Positivo e BHG. Este é o primeiro passo da fabricante brasileira rumo ao mercado externo e chega num momento importante porque no 3º trimestre, a empresa, apesar de aumentar as vendas, registrou queda na receita líquida.
Os resultados - divulgados em novembro - mostram que a Positivo obteve um lucro líquido de R$ 15,3 milhões, uma queda de 74% em relação ao mesmo período em 2009. A receita líquida da empresa caiu 3,4%, de 642,9 milhões de reais para 621,2 milhões de reais. A maior fabricante brasileira de computadores informou que obteve seu segundo maior volume de vendas trimestral da história com 521,8 mil computadores comercializados. No acumulado do ano, as vendas atingiram 1,4 milhão de unidades.
No comunicado à CVM na época da divulgação do balanço, a Positivo reportou que apesar do crescimento da demanda por computadores no trimestre encerrado em 30 setembro, a competição no setor ficou mais acirrada. “Neste cenário, destaca-se a maior agressividade de alguns players multinacionais, tanto com vendas de computadores praticamente sem lucratividade e também atos de competição desleal com produtos importados.”
A busca, agora, pelo mercado externo - que até então não tinha sido uma prioridade estratégica - confirma o acirramento da competição no mercado interno. Leia abaixo, a íntegra do comunicado emitido pela Positivo Informática sobre a joint-venture:
A POSITIVO INFORMÁTICA S.A. (“Positivo”), líder na fabricação de computadores no Brasil, vem a público anunciar a sua entrada nos mercados da Argentina e do Uruguai no segmento de informática.
O processo de internacionalização da Positivo tem seu início com a constituição de uma joint venture com a empresa argentina BGH Sociedad Anónima (“BGH”), a qual terá por objeto a fabricação e a comercialização de produtos de informática (desktops, notebooks, all-in-ones, e-books e tablets) na Argentina e no Uruguai.
A parceria com a BGH, tradicional empresa argentina e grande fabricante de eletroeletrônicos, telefones celulares e produtos de informática, tem por objetivo ganhar participação significativa no segmento de informática na Argentina e no Uruguai. A BGH atua no mercado argentino há mais de 90 anos, possui amplo conhecimento e forte atuação nos mercados de Varejo e Governo e oferece avançada tecnologia em sistemas de informação, de telecomunicações e de climatização.
Para a constituição da Joint Venture, a Positivo adquiriu 50% (cinqüenta por cento) do capital social da sociedade argentina Informática Fueguina S.A. (“Sociedade”), que era de titularidade direta e indireta da BGH. De acordo com os termos do contrato de Joint Venture, a administração da sociedade será compartilhada entre BGH e Positivo.
O acordo firmado entre as partes prevê a montagem de uma planta industrial na Província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, Argentina, após cumpridas as formalidades legais. Os produtos serão fabricados e comercializados pela Sociedade com uma marca que será composta pela junção das marcas “Positivo” e “BGH”, sem prejuízo da criação e utilização de outras marcas pela Sociedade. O investimento inicial estimado pela Positivo será de USD 8 milhões de dólares americanos. O início da operação está previsto para meados de fevereiro de 2011 e sujeito a aprovações governamentais.
Curitiba, 06 de dezembro de 2010.
POSITIVO INFORMÁTICA S.A.
Ariel Leonardo Szwarc
Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores
Site: Convergência Digital
Data: 06/12/2010
Hora: 11h20
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24499&sid=5