As empresas irão recorrer cada vez mais a ferramentas de redes sociais em 2011, mas haverá menos plataformas sociais para escolha, de acordo com as previsões da empresa de pesquisa IDC.
Plataformas com foco na gestão dos negócios, como ERP, BI e BMP, não serão as únicas a verem um aumento de vendas. Plataformas sociais e de colaboração terão impulso significativo no próximo ano. Segundo o IDC, muitas empresas pequenas e médias se voltarão para o uso de redes sociais como o Facebook, para "estabelecerem uma presença on-line gratuita que melhore a sua capacidade de aquisição, desenvolvimento, retenção de mercados e clientes, sem os problemas e custos da criação de um site tradicional".
Estas expectativas estão no relatório "Top 10 Predictions 2011", da IDC, lançado na sexta-feira (3/12) e que começa a ser divulgado esta semana.
Frank Gens, analista-chefe na IDC, afirma no relatório que a rede social é uma das tecnologias que vai além do status de pioneira. Amadureceu e será uma plataforma dominante no próximo ano.
Entre as previsões Gens está o IPO da Jive Software Incorporation em 2011. A Jive é uma empresa Web 2.0 que usa o Facebook como ferramenta para a construção de ambientes de relacionamento no mundo corporativo.
Gens também prevê que grandes fornecedores, como Oracle, SAP, Microsoft, Hewlett Packard, Cisco Systems e IBM vão comprar empresas focadas no segmento de redes sociais, para conquistar espaço nos segmentos de colaboração social ou reforçar suas ofertas atuais.
O analista da IDC vai ainda mais longe ao prever que 30% das empresas atuantes no mercado de software social serão engolida por outras empresas em 2011.
Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group, também crê que haverá uma série de aquisições de empresas de redes sociais no próximo ano. Mas acrescenta que o mercado vai diminuir, em parte porque muitas delas vão falhar e fechar, reduzindo significativamente as opções de escolha.
Site: Computerworld
Data: 07/12/2010
Hora: 10h38
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/12/07/os-negocios-vao-ficar-mais-sociais-em-2011-diz-idc/