O SEPRORJ realizou na segunda-feira, 8/12, o Jantar Anual das Empresas de Informática do Rio de Janeiro. O evento, além da confraternização, foi pontuado pela presença de diversas autoridades do setor público, ratificando a importância da Tecnologia da Informação do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes Adriano Meira Ricc, presidente da Cobra Tecnologia, Arthur Pereira Nunes, coordenador geral da Representação Regional do MCT, Dulce Ângela Procópio de Carvalho, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, secretário extraordinário de desenvolvimento do município do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, secretário especial de C&T do Rio de Janeiro, Julio César Carmo Bueno, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços-RJ, Julio Lagun, subsecretário de Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria Estadual de C&T, Luiz Antônio Rodrigues Elias, secretário-executivo do Ministério da C&T, Luiz Edmundo Costa Leite, secretário estadual de C&T, Paulo Coelho, presidente do Proderj e Ricardo de Oliveira, diretor-presidente da IplanRio.
Além dos representantes do governo nas diferentes esferas, participaram Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio, Alexandre Andrade da Silva, vice-presidente do Sescon-RJ, Álvaro Albuquerque Junior, do Gabinete da Presidência do Conselho Deliberativo Estadual, Álvaro Cysneiros, vice-presidente executivo da Assespro-RJ, , Cezar Vasquez, diretor do Sebrae-RJ, Diva Maria de Oliveira Gesualdi, presidente do CRC-RJ, Energia, Indústria e Serviços-RJ, Evandro Peçanha, diretor do Sebrae-RJ, Ilan Goldman, presidente da Assespro, Márcia Tavares Sobral de Sousa, presidente do Sescon-RJ, Márcio Girão, presidente da Fenainfo, Marta Maria Ferreira Arakaki, da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato, Benito Paret, lembrou o trabalho do SEPRORJ ao longo do ano de 2010. Foram diversos eventos como fóruns, encontros e palestras com o objetivo de dar destaque a temas de interesse do empresariado de TI. Em seguida, deu início a uma série de comparações sobre o crescimento do Rio de Janeiro em relação a outros estados e municípios.
- Em relação às empresas de TI, o Rio teve um crescimento de 12% no último ano, enquanto Belo Horizonte teve 52%. O percentual de aumento de mão de obra no Rio foi de 11,3%: São Paulo e Paraná tiveram 16%. Isto só reforça a necessidade de uma política de fomento em nossa cidade, afirmou.
O presidente do Sindicato destacou o empenho e a luta do SEPRORJ e dos empresários do setor de TI para a aprovação do Projeto de Lei que reduz o ISS no município do Rio:
- Na última quinta-feira estivemos na Câmara Municipal, com a vereadora Aspásia Camargo, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, e demais vereadores que apoiam a redução do imposto para debater sobre a aprovação do projeto. Aproveito a presença do vereador Rubens Andrade, que também esteve presente no Fórum, para reforçar o apelo dos empresários pela votação do PL 491/09, que completou um ano em trâmite na Câmara Municipal no último dia 27 de novembro.
Paret ressaltou, ainda, as presenças do presidente da Cobra Tecnologia, Adriano Meira Ricc, do presidente do Proderj, Paulo Coelho, e do diretor-presidente da IplanRio, Ricardo de Oliveira.
- Estas três instituições são muito importantes para a tecnologia da informação do Rio de janeiro, seus projetos e ações visam impulsionar a informática e todo o setor de TI do Estado, afirmou.
Homenagens e premiações
A TI Cred – O Banco da Informática foi a homenageada da noite, pelos dez anos de existência. Reconhecida por seu trabalho durante todo este período, oferecendo qualidade, segurança e eficiência nos serviços prestados ao setor de TI, a instituição foi agraciada com uma placa de homenagem, recebida por Eduardo Diniz, superintentente da TI Cred, e Custódio Barbosa, diretor administrativo da entidade.
As empresas Prosoft Rio e Alterdata Informática foram, respectivamente, campeã e vice-campeã, da II Copa SEPRORJ de futebol e receberam as premiações durante o jantar. Cada equipe recebeu um troféu, entregue aos senhores Sérgio Gomes, representante da Prosoft, e Ladmir Carvalho, representante da Alterdata, e os atletas de cada time também foram contemplados com medalhas. Ainda receberam prêmios especiais o artilheiro do campeonato, Alexandre Barbosa de Lima (Prosoft Rio) e o melhor goleiro, Everson da Silva Correa (Alterdata).