Android lidera o próximo tsunami de dados

10/12/2010

As operadoras de telefonia móvel precisam correr com ampliação de suas redes para suportar o aumento explosivo do tráfego de dados, provocado, sobretudo, por celulares rodando o sistema operacional Android. Eles já são os maiores consumidores  dos serviços de dados, devido principalmente as melhores câmeras com capacidade para captura de vídeo e software para edição de imagens. É o que revela uma série de estudos da Arieso, comparando a demanda por dados móveis de diferentes usuários e diferentes dispositivos, como o BlackBerry Bold 9700, o Nexus One, o HTC Desire, o Sony Ericsson Xperia, e o iPhone, sempre em relação ao consumo gerado pelo iPhone 3G, espécie de “referência padrão”. Afinal, o uso de dados móveis disparou desde a introdução do iPhone, em 2007, dobrando praticamente a cada ano, até aqui.

Os resultados do estudo da Arieso mostram como os assinantes utilizam os seus dispositivos de muitas maneiras diferentes e apresentam demandas variáveis para dados móveis. O tráfego de dados demandado por usuários do iPhone 4, por exemplo,  é 44%  maior que o de usuários do iPhone3G, em média. O tempo que passam online, conectados à redes de dados, também é 67% maior. Mas perde longe para o tráfego de dados gerado por usuários de aparelhos Android, que tiveram pontuação maior  tanto no volume de upload quanto no de download. O upload de dados de usuários do Samsung Galaxy chega a ser  126% maior que o de usuários do iPhone 3G. Já o de  usuários do HTC Desire  é 41% maior.

O quadro deve ser ainda mais preocupante para as operadoras móveis depois do início de vendas do Nexus S, da Google. Ele é um Samsung Galaxy muito, mas muito mais interessante, do ponto de vista da interface. Ontem vi um deles nas mãos do diretor-geral do Google na América Latina, Alexandre Hohagen. É extremamente rápido. a interface é mais parecida com a do iPhone, com a diferença que a troca de telas é feita na vertical, em vez de na horizontal, e forma contínua, e não por páginas fixas.

Ah! O estudo da Arieso afirma também que as chamadas de voz por assinante permanecem praticamente estáveis, sugerindo que a nova geração de assinantes de smartphones privilegia o consumo de dados em primeiro lugar, em vez das chamadas telefônicas.

Site: IDG Now!
Data: 09/12/2010
Hora: 09h49
Seção: Circuito De Luca
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/2010/12/09/android-lidera-o-proximo-tsunami-de-dados/