Pyramid: Fibra óptica pode ser a solução para banda larga na América Latina

10/12/2010

Estudo divulgado pela empresa ressalta que queda no preço da implantação e inovações recentes tornam a tecnologia cada vez mais viável na região.

A tecnologia de banda larga doméstica baseada em fibra óptica, conhecida pela sigla FTTH – Fiber to the Home, pode ser a resposta às demandas por serviços de conteúdo enfrentados pelas operadoras de telecomunicações da América Latina, sustenta a empresa de análises de mercado Pyramid Research.

No estudo “Fiber to the Home: The Long-Term Answer to Narrowing the Broadband Gap” (Fiber to the Home: A resposta duradoura para reduzir a lacuna de banda larga), produzido em novembro e divulgado nesta quinta-feira (9/12), a empresa aponta as vantagens da tecnologia FTTH em relação às concorrentes, especificamente no mercado latino-americano.
O levantamento também traz estudos de caso de três países – Itália, México e França.

FTTH é o termo que designa as redes de acesso de próxima geração, que usam fibra óptica na conexão de última milha (até a casa do assinante). Com capacidade de largura de banda praticamente ilimitada, a FTTH é apontada pela Pyramid como capaz de atender à demanda de tráfego multimídia.

Para a Pyramid, a entrega de conexões do tipo FTTH na América Latina será capaz de reduzir a distância entre os países da região e os desenvolvidos.

"No aspecto tecnológico, a vantagem das redes FTTH em relação a redes tradicionais é seu longo alcance e ampla capacidade", enumera a Pyramid. "Na arena econômica, as implantações de FTTH têm passado por uma redução de custo, por meio de técnicas mais eficientes e inovações nos produtos. Ao mesmo tempo, a banda larga downstream dobrou e a upstream mais que triplicou."

Em comunicado, a Pyramid nota que o acesso a banda larga se tornou “prioridade máxima para empresas e países em todo o mundo”.  “Sem acesso a banda larga, países em desenvolvimento correm o risco de aumentar a fratura digital e de se tornarem cidadãos de segunda ou terceira classe, no âmbito da ordem mundial, disse o analista sênior da Pyramid e autor do estudo, Jose Manuel Mercado, em comunicado.

O desenvolvimento da FTTH ainda está em estágios preliminares, reconhece a Pyramid, que prevê um aumento nos investimentos nessa tecnologia nos próximos anos. Em 2009, na Ásia, o acesso via redes de fibra óptica representou 14% do total de conexões banda larga.

Na América do Norte, as redes de fibra óptica respondiam por 7,4% das conexões banda larga. Na América Latina, também em 2009, esse porcentual não passou de 0,7%, ressalta a Pyramid.

Segundo a Pyramid, a penetração da banda larga no mundo chegou a 7%, devendo crescer para 12,4% até 2015. Na América Latina, essa taxa deverá sair dos atuais 7% para 12,4% em 2015.

Site: IDG Now!
Data: 09/12/2010
Hora: 16h29
Seção: Telecom e Redes
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/12/09/pyramid-fibra-optica-pode-ser-a-solucao-para-banda-larga-na-america-latina/