Estudo da IDC - “Latin America Investment Priorities Wireless & Mobile Solutions 2010” - baseado em um levantamento realizado com 460 empresas de 250 ou mais funcionários, e que ouviu corporações da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, destaca que, até o mês de julho de 2009, mais de 53% das empresas entrevistadas na América Latina já ofertavam serviços de dados móveis para uma parte de seus colaboradores.
Quanto ao serviço de voz móvel, a utilização fora do local principal de trabalho chega a 80% das empresas, sendo que 70% usam também SMS. No Chile, esse número atinge 82% e no Brasil 67%, indicando mais espaço para crescer.
“A IDC realça que 84% das empresas consultadas informaram ter algum tipo de smartphone (corporativo) em uso por seus colaboradores. O Chile tem a maior penetração deste tipo de dispositivo (93%), disse Alexandre Goldman, gerente de pesquisa e consultoria de Telecom da IDC Brasil.
Nos próximos 12 meses, mais de 30% das empresas dos países analisados incrementarão seus investimentos em mobilidade corporativa em até 30%. O setor financeiro é o que apresenta a maior expectativa de crescimento. Para Goldman, a evolução da maturidade do mercado regional é evidenciada pela crescente mobilização de recursos corporativos.
“Atualmente, 20% das empresas entrevistadas já utilizam ou estão em fase de implementar aplicações específicas de negócios em meios móveis, tais como CRM, ERP, FSA (Field Service Automation), Timesheet Entry, Expense Tracking etc. Na Colômbia esse número chega a 30%, sendo que 60% desse universo utilizam soluções de Field Service Automation”.
O gerente de pesquisa e consultoria de Telecom da IDC Brasil explica que a mobilidade está compreendida em um ecossistema que inclui uma variedade de agentes, como provedores de serviços, fabricantes de dispositivos, integradores de soluções, desenvolvedores de aplicações e conteúdo etc.
“No âmbito das operadoras móveis, a prerrogativa do usuário empresarial gira em torno da operadora que garanta, ao mesmo tempo, altos níveis de disponibilidade e cobertura, com planos de serviços e custos atraentes, tanto para telefonemas de voz e telefonemas intra-company (particularmente muito importantes para México e Chile) quanto para serviços de dados (muito importante na Colômbia)”.
Outro fator relevante na hora de eleger um provedor de serviços é o atendimento ao cliente (Customer Service). Portanto, a IDC entende que as chaves do mercado de mobilidade para os provedores de serviço incluem uma sólida estratégia de produto, que destaque a especialização tecnológica e a diferenciação competitiva e, ao mesmo tempo, uma agressiva estratégia de empacotamento e planos de tarifas.
Site: Convergência Digital
Data: 10/12/2010
Hora: 15h50
Seção: Internet Móvel 3G
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24573&sid=17