Europeus desenvolvem chip que detecta doenças automaticamente

14/12/2010

Chip pode diagnosticar doenças causadas por vírus e bactérias, além de alguns tipos de câncer.
Um chip desenvolvido pela SINTEF, um grupo de desenvolvimento de tecnologias europeu independente, permite que o diagnóstico de uma série de doenças seja feito instantaneamente no próprio consultório médico, segundo o TG Daily.

O grupo responsável pelo chip afirma que ele é capaz de realizar os mesmos processos feitos em grandes laboratórios com muito mais rapidez e eficiência.

O chip parece um cartão plástico transparente com uma série de "canais", cada um com um número de reagentes químicos diferentes para detectar uma doença específica. Quando o sangue do paciente é colocado no cartão, a amostra escorre pelos canais e os reagentes se misturam.

O material deve, então, ser lido em um espectrofotômetro, que vai apontar a presença de enzimas, fragmentos de DNA ou proteínas e dirá se existe ou não alguma doença no sangue. Esse primeiro exemplar é capaz de diagnosticar até oito tipos diferentes de patologias, inclusive alguns tipos de câncer.

Site: Olhar Digital
Data: 13/12/2010
Hora: 14h59
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/europeus-desenvolvem-chip-que-detecta-doencas-automaticamente/15314