Serviço eCall possibilita chamadas automáticas para o telefone 112 a partir dos veículos envolvidos em acidentes.
A IBM e seus parceiros (BMW, NXP, Allianz OrtungsServices, Dekra, Deutsche Telekom, Touring, ANBW, AvD e UAMK) apresentaram esta semana, na Europa, uma solução baseada em cloud computing para permitir que, em caso de acidente, um veículo possa fazer uma chamada automática de emergência para o número 112 (eCall).
Desta forma, o serviço de emergências de cada país poderia atuar melhor e mais rapidamente, tendo informação antes de chegar ao local do acidente de aspectos relacionados ao veículo, aos número de passageiros, a ativação de equipamentos de segurança, etc.
Tanto a infraestrutura tecnológica como a aplicação utilizada no teste do serviço de eCalls na Europa, estão na nuvem gerenciada pela IBM, que aporta ao serviço a flexibilidade necessária para atender um número de chamadas variável.
Vários estudos da Comissão Europeia indicam que a realização deste tipo de chamadas automáticas poderia salvar mais de 2.500 vidas por ano nas autoestradas da Europa. Entre 2013 e 2015, todos os veículos eurpeus terão de estar preparados para realizar estas chamadas.
Site: Computerworld
Data: 14/12/2010
Hora: 11h07
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/12/14/ibm-usa-cloud-em-solucao-para-chamadas-de-emergencia-na-europa/