Depois que a estreia do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi adiada para 2011, a iniciativa privada se movimenta para criar ofertas de banda larga popular. A Oi lançou em novembro nos estados de Pernambuco e Pará um plano de acesso a 300Kbps por R$ 29,90 ao mês. A oferta só foi possível graças à isenção do ICMS negociada com esses estados.
O próximo a ter esse plano disponível pela Oi será o estado do Paraná, que também concordou em cortar o imposto. Para 2011, a operadora tem como meta aumentar a velocidade da banda larga popular para 1Mbps e reduzir ainda mais o preço do plano, informa o diretor de assuntos regulatórios da Oi, Paulo Mattos.
“Esse era um sonho da Oi muito antes de o governo criar o PNBL”, afirma. “A empresa estudava há bastante tempo esse plano e negociava o apoio dos estados", afirma Mattos.
Ele propõe também que o governo federal subsidie diretamente a oferta de banda larga popular das concessionárias. Mattos argumenta que o subsídio direto foi o mecanismo usado no programa "Luz para todos", tido como um sucesso por ter levado eletricidade para áreas rurais. Há também exemplos internacionais: "Os EUA tem 35 milhões de pobres. Lá tem um fundo público para subsidiar banda larga para essa população", comenta o executivo.
Site: Home theater
Data: 14/12/2010
Hora: 13h55
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=6867