Gartner: SaaS encerrará 2010 com receita de US$ 9,2 bilhões

16/12/2010

Variação em relação a 2009 será de 15,7%. Para 2011, espera-se crescimento de 16,2%, com 10,7 bilhões de dólares em receitas.

A receita mundial de provedores de serviços oriundos de ferramentas na modalidade software como serviço (SaaS) totalizará 9,2 bilhões de dólares no fim de 2010. Um aumento de 15,7% em relação a 2009, quando o tipo de serviço registrou 7,9 bilhões em ganhos para os fornecedores. A análise é do Gartner, que projeta um crescimento mais forte para 2011: o número deve chegar a 10,7 bilhões de dólares. Crescimento de 16,2% quando comparado a este ano.

A diretora de pesquisa do Gartner, Sharon Mertz, afirma que a preocupação inicial com o tempo de resposta e com a disponibilidade de serviço diminuiu significativamente, na mesma medida que evoluíram os novos modelos de computação e serviços de tecnologia. A evolução do mercado incluiu também um foco maior dos fornecedores em verticais de mercado e a criação de comunidades fortes de parceiros e compradores.

Mertz acredita que o envolvimento dos executivos nas decisões de compra, assim como a maior participação dos departamentos de TI nos processos de aquisições de software, em razão de acordos abrangentes, mostram que o SaaS já ficou incorporado no processo corporativo de negócios de muitas organizações.

Dentre as outras tendências apontadas pelo Gartner está o crescimento do número de organizações que se valem de uma variedade de fornecedores SaaS, sem a participação da TI, para implantação de soluções para milhares ou dezenas de milhares de usuários dentro de grandes corporações e a integração de mídia social e softwares colaborativos nas soluções SaaS.

O tipo de aplicação líder na área é a que contempla conteúdo, comunicações e colaboração (CCC), que fechará o ano com 2,9 bilhões de geração de receitas em SaaS. Em segundo lugar veem os aplicativos de gestão de relacionamento com consumidor (CRM), com receita de 2,6 bilhões de dólares em 2010.

Para o Gartner, é importante diferenciar SaaS de hosting, gerenciamento de aplicação ou terceirização de aplicação. Muitos fornecedores têm os três últimos tipos de solução e rotulam como SaaS, buscando aproveitar um conceito quente no mercado.

Site: Computerworld
Data: 15/12/2010
Hora: Negócios
Seção: 12h43
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/12/15/gartner-saas-encerrara-2010-com-receita-de-us-9-2-bilhoes/