Telefonica planeja ter 1 milhão de acessos em fibra óptica até 2015

17/12/2010

Empresa elege a expansão de sua rede de fibra como uma das prioridades do ano que vem; cerca de metade dos clientes usa o serviço com 30 Mbps.

Expandir a cobertura da fibra óptica na região metropolitana de São Paulo será uma das prioridades da Telefonica para o ano que vem, disseram executivos da empresa durante evento para a imprensa nesta quarta-feira, em São Paulo. De acordo com Fábio Bruggioni,  diretor para telefonia residencial, a companhia chegará ao final do ano com mais de 10 mil assinantes de banda larga com essa tecnologia – um número ainda baixo perto dos 400 mil domicílios com acesso a ela, mas bem maior do que os 2 mil no começo do ano.

Entre esses 10 mil clientes, cerca de 70% assina o pacote de 30 Mbps, enquanto os outros 30% restantes dividem-se entre as velocidades de 60 e 100 Mbps. “O custo/benefício da banda larga com fibra ficou muito melhor”, disse. Em cinco anos, a Telefonica espera ter 1 milhão de clientes usando essa tecnologia – cuja velocidade, ao menos teoricamente, é ilimitada.
Segundo o executivo, o custo de cada cliente conectado em banda larga gira em torno de 3 mil reais, enquanto que para servir uma casa com o Speedy (par de cobre), esse valor é de apenas R$ 500.

A empresa também comemorou o fato de ter ganho 600 mil clientes do Speedy este ano, o maior crescimento desde o início do serviço, há 10 anos. “Mais de 90% desses novos assinantes têm mais de 1 Mbps”, disse Fabio. O Speedy está presente em 30% dos 10 milhões de lares que possuem linha fixa da operadora.

Bruggioni também adiantou que em janeiro a companhia começará a vender um gravador digital para quem assina o sistema de televisão por IP (IPTV) da empresa, com o diferencial de poder assistir as gravações em outro cômodo da casa.

O investimento em banda larga por fibra óptica (FTTH) também é uma forma de a empresa se preparar para a entrada da concorrente GVT, que deve começar a oferecer seus serviços já no primeiro semestre do ano que vem. “Mas nossa rede é melhor que a deles”, alfinetou o executivo. “Chegamos com a fibra na casa do cliente, enquanto a GVT faz a última milha com cabo de cobre”.

Banda larga popular
Fabio também falou sobre os planos de banda larga “popular” da empresa. Na Cidade Tiradentes (bairro no extremo Leste de São Paulo),  a empresa diz ter 2 mil clientes (dos 10 mil com potencial acesso), que pagam cerca de 30 reais por mês para ter conexão de 256 Kbps, por meio da tecnologia wireless WiMesh (repetidores de sinal Wi-Fi). A Telefonica espera impulsionar esse plano oferecendo, a partir do ano que vem, um pacote com TV por assinatura e banda de 1 Mbps pelo mesmo preço no restante do Estado de São Paulo.

Site: IDG Now!
Data: 16/12/2010
Hora: 08h30
Seção: Telecom e Redes
Autor: Renato Rodrigues
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/12/16/telefonica-planeja-ter-1-milhao-de-acessos-em-fibra-optica-ate-2015/