Participação brasileira na NFR Big Show pode gerar US$ 1 milhão em negócios

07/01/2011

Abrindo o calendário de eventos para 2011, o Programa Setorial Integrado para Exportação de Software (PSI-SW), gerenciado pela Softex com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil e do MCT/Finep, organiza pelo terceiro ano consecutivo a ida de seis empresas à National Retail Federation - NRF Big Show.

A 100ª edição da maior feira de varejo das Américas será realizada de 9 a 12 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e tem a proposta de aproximar desenvolvedores de empresas varejistas e canais de distribuição de todo o mundo.

Integram a delegação, que se apresentará ao mercado sob a logomarca Brasil IT+, a gaúcha Compasso, especializada em serviços de desenvolvimento e manutenção de software; a mineira PC Sistemas, líder em sistemas de gestão para o atacado distribuidor; além das paulistas RMS, principal fornecedora de soluções tecnológicas para o varejo e maior exportadora de software nesse segmento, com operações no Brasil, na África e na Europa; AGR, voltada à prestação de serviços para o varejo; a GZ Sistemas, desenvolvedora de soluções de software e hardware para o segmento varejista; implementação de aplicativos e integração de Sistemas; e Execplan, fornecedora de ferramentas de Business Intelligence (BI).

“Nossa participação constante em um evento com essa representatividade é fundamental para que o software brasileiro torne-se cada vez mais conhecido na indústria do varejo internacional. Após dois anos, o estande do Brasil IT+ já se tornou uma referência para muitos compradores. Há um crescente interesse internacional pelas soluções brasileiras”, explica o consultor da Softex, Allan Pires.

Mais de 17 mil profissionais ligados ao setor de varejo visitam anualmente a NFR. A programação inclui palestras e oportunidades para a realização de encontros de negócios com representantes dos 16 países com presença confirmada, além de um pavilhão de exposições com 150 mil metros quadrados para a apresentação produtos e serviços. Wal-Mart, Target, Walgreen, Home Depot, Costco, CVS, Best Buy, Rite Aid, 7-Eleven, Amazon.com, Dollar General e Gapsão algumas das empresas que estarão no evento.

“O setor varejista brasileiro é extremamente desenvolvido e exigente, de forma que as soluções desenvolvidas pelas nossas empresas têm padrão internacional e grande potencial para comercialização a clientes no exterior. Nossa meta inicial é gerar, nesse evento, mais de US$ 1 milhão em negócios para as companhias participantes”, destaca Djalma Petit, diretor de mercado da Softex. Ele lembra que além dos Estados Unidos, a região da América Latina é outro importante mercado-alvo das iniciativas a serem desenvolvidas pela vertical de Gestão do PSI-SW ao longo deste ano.

Reportagem: Karen Kornilovicz