Asus lidera ranking de tecnologia "verde" do GreenPeace

10/01/2011

Monitor VW247-HF é o primeiro no mundo livre de halogênio e é um dos produtos eletrônicos mais eco-conscientes do mercado, diz a ONG ecológica.

A pesquisa Greenpeace Electronics Survey 2010, feita anualmente pela ONG, já há três anos, comprova que, apesar das muitas dificuldades técnicas, a indústria eletroeletrônica vem avançando consideravelmente no que diz respeito à produção de soluções verdes, que não agridam o meio ambiente. Para isso, avalia os produtos eletrônicos em pelo menos três categorias: uso químico, uso de energia e tempo de vida do produto.

"Nossa pesquisa mostra que os fabricantes de eletrônicos têm feito progresso considerável ao longo dos últimos anos, produzindo produtos livres de componentes tóxicos, energeticamente mais eficientes e de reutilização ou reciclagem mais simples", disse Renee Blanchard, do Greenpeace Internacional. "Grandes marcas estão respondendo à demanda dos consumidores por gadgets mais verdes, e esperamos que continuem a inovar e a estender esses esforços a todo os seus produtos, e não apenas a determinadas categorias."

Em junho de 2010, o Green Peace convidou 21 empresas líderes de eletrônicos para participar do terceiro Green Electronics Survey. As empresas foram convidadas a produzir produtos mais verdes em seis categorias: desktops, notebooks, netbooks, monitores, celulares, smartphones e televisores. Dezoito delas aceitaram o desafio e terão produtos disponíveis nas prateleiras das lojas no primeiro trimestre de 2011. Entre elas a Asus, que acaba de produzir o primeiro monitor totalmente livre de halogênio: o VW247-HF, que obteve a maior pontuação entre todos os produtos avaliados (7,5 pontos em uma escala de 10 pontos). A Asus se destacou também na categoria notebook, com o modelo UL30A (5.59).

Outros líderes da categoria de produtos incluem TV LC-52SE1 da Sharp (6,46), o smartphone Aspen da Sony Ericcson (6,21), o celular Samsung GT-S75550 (7,03), o netbook TM8172 da Acer (5,08 ), e o desktop HP Compaq 6005 Pro Ultra-slim (6,06).

"Estou orgulhoso por sermos a primeira empresa a trazer ao mercado as placas-mãe e monitores livres de halogênio (P7P55D-E/HF). Esse é só o começo do programa Green ASUS. Os consumidores podem esperar de nós muito mais inovações em produtos eco-conscientes, em um futuro próximo", declarou Jonney Shih, presidente da ASUS, durante a CES 2011.

"Como tecnologia líder na nova era digital, é nossa responsabilidade reduzir a emissão de carbono e monitorar o ciclo de vida completo de nossos produtos. Além de incorporar as tecnologias de economia de energia em nossos produtos, tais como a Super Hybrid Engine nos notebooks e VRM em placas-mãe, a ASUS tem trabalhado vigorosamente em pesquisa e desenvolvimento de projetos, processos de aquisição de matérias-prima, produção, manufatura e marketing mais eco-conscientes", completou.

A ASUS está comprometida com a sustentabilidade do meio ambiente. Depois de receber, no ano passado, o certificado "Carbon Footprint", pela baixíssima emissão de gás carbônico na produção dos seus notebooks, a ASUS continua concentrando seus esforços para reduzir mais ainda a emissão de carbono. Recentemente, o notebook eco-consciente U53JC Bamboo foi o segundo notebook a receber o certificado "Carbon Footprint" para notebooks.

A ASUS também é frequente ganhadora das certificações EPEAT Gold, EU Flower e Energy Star Saving.

Site: IDG Now!
Data: 07/01/2011
Hora: 13h38
Seção: Mercado
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/01/07/asus-lidera-ranking-de-tecnologia-verde-do-greenpeace/