Serviço é o Novoex que vai permitir que os registros de mercadorias sejam realizados pela web. Plataforma substitui o antigo Siscomex.
Entra no ar nesta terça-feira, 11/01, o Siscomex Exportação Web (Novoex), novo sistema do governo federal para controlar as operações brasileiras de comércio exterior. Com ativação dessa plataforma o modelo antigo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) deixará de funcionar.
Implantada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a vantagem do Novoex é que as empresas vão poder fazer o registro de exportação (RE) diretamente pela web. Essa operação poderá ser de duas formas: pela digitação dos dados na página do serviço ou por meio da transferência eletrônica de dados.
A transferência eletrônica possibilitará o envio de arquivo contendo dados de múltiplos registros de exportação. O arquivo deverá respeitar a estrutura pré-definida da Secex. Os exportadores que usam sistemas informatizados próprio deverão adaptá-los para o formato do Novoex.
O Novoex integra as atividades afins da Secex, da Receita Federal do Brasil e do Banco Central do Brasil, efetuando o registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação.
Quando estiver operando sozinho, o sistema deverá registrar os mesmos números do Siscomex que, em 2009, contabilizou 4,7 milhões de operações, com média diária de 20 mil a 23 mil registros de exportação. A expectativa é da Secex. O novo sistema foi elaborado para facilitar, tornar mais ágil e diminuir os custos do processo para o exportador.
Site: Computerworld
Data: 11/01/2011
Hora: 12h50
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/01/11/entra-no-ar-novo-sistema-para-operacoes-de-exportacoes/