Agência de Segurança dos EUA investe US$ 1,2 bi em data Center

13/01/2011

Centro de processamento será um dos mais modernos e irá armazenar informações estratégicas do governo norte-americano.

A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) está construindo um dos maiores e mais caros data centers do mundo. O objetivo é utilizá-lo para guardar e analisar informações estratégicas do governo norte-americano.

Ao custo de 1,2 bilhão de dólares, esse é o projeto em andamento mais dispendioso do Departamento de Defesa. Ele ficará 40 km ao sul de Salt Lake City, em Utah, e será o segundo data center da divisão – o primeiro fica no forte George G. Meade, em Maryland.

“Em uma era em que a nossa nação e seus aliados dependem cada vez mais da integridade das informações, transmitidas ou armazenadas no ciberespaço, torná-las as mais resistentes e seguras o possível passa a ser essencial”, afirmou o vice-diretor da NSA, Chris Inglis.

O Departamento de Segurança Interna será o que mais tirará proveito do data center. No entanto, outras divisões também deverão usá-lo. A máquina é um Tier III, de 65 Megawatts, e ocupará 100 mil metros quadrados, além de ter seu próprio armazenamento de água e combustível, e um sistema supressor de fogo.

O local onde ficará o data center – uma área de 240 acres – será auto-sustentável, com sua própria estrutura de esgoto, água, energia e gás. Contará com uma equipe de segurança especializada, ajudada por facilidades como controle de visitas e inspeção e identificação de veículos.

A construção do centro de dados começará em julho e levará três anos para ser concluído.

Site: Computerworld
Data: 12/01/2011
Hora: 08h30
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/01/11/agencia-de-seguranca-dos-eua-investe-us-1-2-bi-em-data-center/