Cibercrime deve aumentar em 2011, prevê empresa de segurança

13/01/2011

A pluralidade dos sistemas operacionais nas empresas, além do aumento do uso dos dispositivos móveis deve aumentar a taxa de cibercrimes em 2011, segundo uma análise divulgada nesta quarta-feira pela empresa de segurança Trend Micro.

A tática básica consistirá em se aproveitar ainda mais da engenharia social com as "campanhas de malware", bombardeando as caixas de e-mail dos destinatários com programas de download com códigos maliciosos.

"Grande parte disso só é possível graças à internet. Pesquisadores da Trend Micro já estimam que mais de 80% dos principais malwares usem a web para entrar nos sistemas dos usuários", disse a companhia, em comunicado.

Ainda de acordo com a Trend Micro, o ano de 2011 trará uma expansão das explorações dos sistemas operacionais, programas e navegadores alternativos, combinados com o imenso crescimento do uso de aplicações vulneráveis.

"Os ataques dirigidos a sistemas antigos 'incorrigíveis' [mas muito usados], como o Windows 2000 e o Windows XP SP2, continuarão a ocorrer", disse a empresa.

Mas a companhia vaticina que, em vez de sites maliciosos, os criminosos se concentrarão nas campanhas de malware, ou seja, na promoção do malware por meio de e-mails planejados inteligentemente de modo a convencer os usuários a clicarem em um link que, ao fim, leva a um download malicioso.

"O programa que executa o download gera arquivos executáveis aleatórios para evitar a detecção, como o Conficker e o ZeuS-LICAT fizeram no passado", afirma a empresa.
Em 2011, "é muito provável que os criminosos digitais continuem a visar as marcas de fornecedores de segurança de modo a gerar confusão e insegurança entre os usuários".

Site: Folha.com
Data: 12/01/2011
Hora: 13h37
Seção: Tec
Autor: ------
Link: http://www1.folha.uol.com.br/tec/859400-cibercrime-deve-aumentar-em-2011-preve-empresa-de-seguranca.shtml