Investimento em ERP pode cair em 2011, diz Forrester

14/01/2011

Segundo levantamento, somente 25% das empresas ouvidas planejam atualizar, ampliar ou implementar sistemas de gestão.

O número de empresas que planeja investir em sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) deverá sofrer pequena queda neste ano, de acordo com relatório da Forrester Research, mesmo com as projeções de crescimento dos gastos globais com TI.

Segundo o estudo do analista Paul Hamerman, 25% das quase 900 empresas ouvidas pelo instituto de pesquisas planejam atualizar, ampliar ou implementar o sistema. Esse montante é 29% menor em comparação com o estudo realizado no ano anterior.

Por outro lado, 79% estão “em processo de espera para 2011, com planos de manter a estrutura atual ou não possui planos de investir em ERP”, relata Hamerman no documento.
Quase metade dos clientes de ERP está executando versões de produtos duas versões anteriores da atual, de acordo com o relatório. Mas com o suporte do Windows e de outras versões expirando, será necessário realizar atualizações ao longo do tempo.

Ainda assim, o mercado global de software de gestão empresarial se recuperou bem do “desastre de 2009”, aponta Hamerman, se referindo à crise financeira mundial.

Mesmo que muitas empresas não possam adotar o sistema por algum tempo, os fornecedores da tecnologia deverão continuar a lançar recursos e funcionalidades. Essa movimentação inclui opções de implementação baseada em nuvem, aplicações móveis e modelo de processos de negócios incorporados.

Um dos lançamentos mais significativos de ERP, o Oracle Fusion Applications, que inclui memória recente, está programado para acontecer nesse trimestre. De olho na economia, a Oracle optou por criar expectativas modestas no público para a adoção do software, que promete combinar os melhores recursos de várias linhas de ERP em uma nova geração de suíte.
O Fusion Applications estará disponível na forma modular e também poderá ser entregue no modelo tradicional ou na nuvem. A Oracle tem batido na tecla de que os clientes poderão adotar Fusion da maneira que preferirem.

A SAP também deverá anunciar neste ano o lançamento de uma série de aplicativos no modelo SaaS (software como serviço). Eles serão extensões dos sistemas de ERP que rodam nas empresas, bem como softwares para dispositivos móveis baseados em plataforma que combinam a tecnologia da fornecedora e as que foram adquiridas após a compra da Sybase, em maio de 2009.

Site: Computerworld
Data: 13/01/2011
Hora: 11h46
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/01/13/investimento-em-erp-pode-cair-em-2011-diz-forrester/