Estudo mostra que esse é o maior ritmo de crescimento da história do segmento já que 180 operadoras de 70 países estão desenvolvendo projetos na área.
Relatório da GSA Association aponta que 180 operadoras de 70 países estão desenvolvendo projetos de serviços da quarta geração de telefonia móvel, a Long Term Evolution (LTE). A quantidade de localidades que se encontram em fase de implementação cresceu 85%. Os números representam expansão no investimento das operadoras na tecnologia de 140% nos últimos 12 meses. Trata-se do maior crescimento registrado na história desse mercado.
O estudo engloba projetos em Frequency Division Duplex (LTE FDD) e Time Division Duplex (LTE TDD) em andamento e mostra que outras 128 operadoras anunciaram o compromisso de lançar comercialmente, em breve, as redes LET em 58 países e outros 52 estão com testes ou projetos em andamento, caso de 18 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Alemanha, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Hong Kong, Japão, Noruega, Polônia, e Uzbequistão já possuem redes em funcionamento comercial.
De acordo com Alan Hadden, presidente da GSA Association, as operadoras estão mais rápidas nos projetos LTE em comparação com os de HSPA anteriores. Além disso, aponta que LTE tem sido o sistema de telecomunicação móvel mais veloz em funcionamento de hoje.
Outro dado apontado no levantamento é que os dispositivos móveis que compõem o ecossistema LTE estão evoluindo rapidamente e chegando ao mercado com diversas funcionalidades, incluindo USB modems/dongles, PC cards, conexão WiFi, envolvendo os smartphones e tablets, além de inúmeros serviços e aplicações, com destaque para os games.
HSPA ganha espaço
Muitas operadoras estão investindo em High Speed Packet Access (HSPA) e LTE ao mesmo tempo, segundo o relatório da GSA Association. O sucesso da HSPA/HSPA+ em oferecer banda larga móvel em larga escala tem alimentado a demanda de atendimento ao maior número de usuários. Também, fornece maiores taxas de transmissão de dados, bem como suporte a novas aplicações móveis.
Site: Computerworld
Data: 13/01/2011
Hora: 17h26
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/01/13/projetos-para-redes-moveis-lte-crescem-140/