Enquanto o mundo faz a transição do IPv4 para IPv6, processo que deve levar alguns anos, os sites precisam responder nos dois protocolos.
Da mesma forma que as cidades já enfrentaram a situação de não ter mais números de telefone disponíveis, a internet está ficando sem endereços IP. O problema parece familiar, mas o impacto das soluções dos IPs causa impactos muito maiores nas empresas.
Muita gente sabe que os endereços IP de 32 bits estão se esgotando. O que poucos sabem é que 98% dos endereços ainda disponíveis já estão alocados. A previsão é que os IPs não-alocados se esgotarão totalmente em cinco semanas. Isso não significa um colapso da internet, mas vai dificultar a vida daqueles que precisam registrar um endereço.
>> Leia mais: Descubra como as empresas podem entrar no mundo do IPv6
A solução, a adoção do IPv6, causa alguns problemas. O maior deles é que todos os equipamentos precisam ser compatíveis com o novo protocolo, incluindo roteadores. O quadro exige atualizações de firmware em cascata e outros gargalos que atrapalham as organizações.
Enquanto o mundo faz a transição do IPv4 para IPv6, processo que deve levar alguns anos, os sites precisam responder nos dois protocolos. Essa é a fonte dos problemas: se a rede da empresa suporta ambos os protocolos, mas o acesso a IPv6 não estiver funcionando corretamente, o sistema pode ficar muito tempo tentando acessar o segmento IPv6 do site.
A Sociedade Internacional de Internet (ISOC) está tentando endereçar o problema. A entidade anunciou o dia mundial do IPv6, no dia 8 de junho, quando todos os principais serviços da internet, incluindo Google, Youtube, Facebook e Yahoo, vão iniciar o segmento IPv6, assim como algumas das principais organizações de entrega de rede.
Site: IDG Now!
Data: 14/01/2011
Hora: 9h
Seção: Computação Corporativa
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/01/14/sua-empresa-esta-preparada-para-a-migracao-rumo-ao-ipv6/