OLCP quer produzir laptops educacionais em massa no 3º tri

17/01/2011

Entidade intensifica esforços para emplacar seu projeto de um computador por aluno.

A organização One Laptop Per Child (OLCP), que produz laptops de baixo custo para criança de países em desenvolvimento, quer iniciar a produção em massa de uma nova versão do equipamento ainda em 2011, entre os meses de agosto e setembro.

O projeto não está totalmente finalizado e o prazo proposto é ambicioso, já que, em 2005, quando o primeiro protótipo foi lançado, a produção de fato foi iniciada só no final de 2006.
Para tanto, a organização está correndo contra o tempo, finalizando os últimos detalhes de engenharia, sendo que tudo deve estar concluído até abril. O prazo foi fornecido pelo líder da equipe de software do OLPC na Red Hat, Christopher Blizzard.

O laptop está na primeira fase de construção, com a segunda fase prevista para iniciar ainda em janeiro. A fabricante dos laptops é a companhia taiwanesa Quanta Computer.

De acordo com Blizzard, até agora, a OLCP entregou algumas centenas de laptops para governos ao redor do mundo, com planos de chegar aos milhares de computadores nos próximos meses.

O número parece baixo, mas deve-se também a uma revisão nas estratégias quanto aos países alvo. Entre os que se comprometeram a comprar laptops estão também Argentina, Brasil, Líbia, Nigéria, Ruanda e Uruguai e Tailândia. A Índia, assim como a China e o Egito, saíram da lista. A OLCP decidiu ganhar experiência em outros países antes de entrar na China e na Índia, nações consideradas gigantescas.

Blizzard não deu um motivo pelo qual o Egito não está mais envolvido no projeto, mas a OLPC continua discussões com outros países do oriente médio e da áfrica para obter adesões ao projeto.

Por enquanto, a OLPC e está somente focada em nações em desenvolvimento e não tem planos de investir nos países desenvolvidos. O estado norte-americano de Massachusetts chegou a mostrar interesse em entrar no projeto, mas já foi descartado.

“Trata-se de um esforço humanitário”, justifica Blizzard. O objetivo é equipar o estudante com seu próprio computador para permitir um melhor desenvolvimento no seu nível da educação e encorajar os estudantes a buscar mais o aprendizado fora da escola.

Embora a ideia inicial fosse de que o laptop custasse 100 dólares, hoje o computador está na faixa dos 150 dólares. A OLCP espera uma queda dramática nos preços quando a produção chegar aos milhões de máquinas por volta de 2018.

Site: Computerworld
Data: 14/01/2011
Hora: 17h35
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/01/14/olcp-quer-produzir-laptops-educacionais-em-massa-no-3o-tri/