Microsoft traz sua plataforma CRM para o Brasil

18/01/2011

Em ousada disputa por clientes, a empresa oferece preços baixos e descontos para atrair usuários; sistema também está disponível na web.

A Microsoft anunciou nesta segunda que sua suíte Dynamics CRM Online agora está disponível em mais de 40 mercados do mundo todo. O lançamento do software coloca a gigante em rota de colisão com as soluções de gestão de clientes da Salesforce.com e da Oracle, que possui a plataforma CRM on Demand.

A intenção é conquistar alguns clientes das duas concorrentes. Para tal, a Microsoft seduz seus potenciais consumidores com ofertas e vantagens, caso decidam migrar para sua plataforma. Os novos clientes que firmarem contrato de adesão até 30 de junho poderão usar os serviços ao custo de 34 dólares por usuário/mês; preço válido para o primeiro ano.

A Salesforce.com pratica mensalidades de 65 dólares e 125 dólares mensais pelo uso dos pacotes Professional e Enterprise, respectivamente. E a Oracle tem solução ao preço de 75 dólares mensais (preço inicial).

Adicionalmente, a Microsoft oferece até 200 dólares por usuário até 30 de junho, para ajudar a mitigar as despesas da migração de plataformas. Essa promoção, porém, não é válida em todos os mercados – como o Brasil. A lista de vantagens inclui, também, versões para teste dos software.

O sistema CRM Online da MS é baseado na plataforma Dynamics CRM 2011, que precisa de servidor local para rodar (on-premise).

A disponibilidade do CRM Online em vários pontos do globo promove a Microsoft para a primeira na fila de competidores no mercado de CRM. O sistema de Ballmer se comunica com os aplicativos de produtividade da Microsoft, o que, na visão de Brad Wilson, diretor geral da Dynamics, “deve elevar o nível de competitividade nesse segmento”.

Ray Wang, CEO e analista-chefe da Constellation Research, aponta para os fatores que decidem se um sistema CRM realmente tem valor. “É tudo questão de avaliar se o sistema foi feito para atender às demandas de departamentos comerciais”. Entre essas, Wang cita duas essenciais: integração total com o Outlook e com interfaces para acesso via dispositivos móveis.
"Um dos motivos que mais dificulta a implantação de sistemas CRM é a resistência dos usuários", diz Mauricio Sila, gerente da divisão da Microsoft Business Solutions da MS do Brasil. "Como o Dynamics é totalmente integrado ao Outlook e ao Office, reduzimos muito essa barreira", argumenta.

Posto lado-a-lado com a solução da Salesforce.com, o CRM 2011 não se equipara em todos os quesitos, de acordo com o analista. Mas, apreciados pela perspectiva do usuário, os dois sistemas dão conta de realizar as tarefas que interessam aos executivos comerciais.
Wang também diz que o fato de a Microsoft oferecer instalações locais (o que a Salesforce.com não faz), a coloca em posição de vantagem.

Outra aposta da MS é um mercado para desenvolvedores de aplicativos. Chamado de Dynamics Marketplace, o sistema permite que desenvolvedores ofereçam plugins e módulos para o sistema.

* com reportagem de Renato Rodrigues, do IDG Now!

Site: IDG Now!
Data: 17/01/2011
Hora: 17h20
Seção: Computação Corporativa
Autor: Chris Kanaracus
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/01/17/microsoft-traz-sua-plataforma-crm-para-o-brasil/