SEPRORJ encaminha carta ao Comitê Olímpico Brasileiro com observações sobre os critérios para a contratação de um sistema de ERP

18/01/2011

O SEPRORJ, em defesa de seus filiados, encaminhou carta aos responsáveis pela concorrência para contratação de um sistema de ERP pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para os Jogos de 2016, a serem realizados no município do Rio de Janeiro. As observações foram feitas com base no texto do Regulamento 34/2010, divulgado recentemente para definir os critérios de contratação. O Sindicato visa a participação do maior número de empresas qualificadas nas concorrências promovidas pelo COB. Veja a íntegra da correspondência:

Ao
Comitê Olímpico Brasileiro
Atenção Senhores:
Carlos Costa
Antonio Bigaton

Concorrência 034-2010 - ERP

Prezados Senhores,

O Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (SEPRORJ) representa o setor de tecnologia da informação de todo estado, consciente da importância social e econômica de suas mais de 10 mil empresas filiadas. O trabalho realizado pelo SEPRORJ resultou na conquista da confiança da sociedade e do setor de TI no Brasil.

A conquista da sociedade brasileira, liderada pelo COB, na indicação do Rio como sede dos jogos olímpicos de 2016, aliada a característica da transversalidade do setor de Tecnologia da Informação, contribuem para um ambiente positivo para o desenvolvimento do setor.

Considerando o histórico do SEPRORJ e o cenário das Olimpíadas, e visando a participação do maior número de empresas qualificadas nas concorrências promovidas pelo COB, vimos por meio desta solicitar:

1. A revisão dos prazos, visto que pela complexidade do edital e das exigências do mesmo, o prazo estabelecido é curto, agravado pelo fato de transcorrer durante as festas de fim de ano, período em que várias empresas diminuem suas atividades.
2. Complementar a Avaliação técnica do edital com as métricas e respectiva ponderação, que formarão a pontuação das propostas.
3. Esclarecimento do pedido de certificações, que estão fora do escopo do edital. Inclusive a solicitação de certificação internacional (CMMI) quando o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda o uso do MPS em acórdão publicado no Diário Oficial de 3/ago/2010.
4. Criação de um teto máximo de pontuação referente ao percentual de faturamento em relação ao valor do projeto, para que não haja favorecimento a grandes multinacionais com faturamento, notoriamente, maior que as empresas brasileiras.
5. A retirada do item (ii), a, v,e, f), 6.1, 6., que se refere à atestados de habilitação técnica que devem estar presentes no envelope A. Abaixo a reprodução do referido item:
(i) Apresentação de 1 (um) atestado de capacidade técnica fornecido por clientes da PROPONENTE (empresas atestantes – pessoas jurídicas do direito público ou privado), comprovando a implementação do SISTEMA para instituições similares ao Rio 2016 (organização de grandes eventos esportivos). Para fins deste processo de seleção são considerados grandes eventos esportivos campeonatos oficiais mundiais de uma modalidade esportiva ou jogos multidesportivos mundiais ou continentais.

Entendemos que no caso de contratação de um sistema administrativo como um ERP, a experiência em eventos esportivos não é tão relevante se comparada à notória e sabida capacidade brasileira de lidar com sistemas de missão crítica envolvendo setores como produção industrial, administração de pessoal e lançamentos financeiros. Cabe observar, entretanto, que a maior complexidade de um Sistema de ERP é a experiência com o trato das características contábeis e legais nacionais e a integração com os sistemas bancários locais.  A solicitada experiência exclui várias empresas do processo, sem realizar o filtro de qualidade pretendido pelo processo de concorrência em questão.

Na certeza do vosso valoroso empenho de organizar uma Olimpíada impecável e ao mesmo tempo gerar legados de experiência para as empresas nacionais, ficamos no aguardo de uma resposta à nossa solicitação.

Desde já gratos pela atenção despeço cordialmente aguardando um retorno,

Benito Paret
Presidente