Serviço de Débito Direto Autorizado, lançado há pouco mais de um ano, movimenta 230 milhões de boletos eletrônicos. Expectativa da Febraban é de dobrar o cadastro nos próximos 12 meses.
Em outubro de 2009, o serviço de Débito Direto Autorizado (DDA), idealizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), chegou ao mercado pelas mãos do setor bancário e hoje já reúne 5 milhões de clientes cadastrados, com movimentação de 230 milhões de boletos eletrônicos.
“O resultado reforça a importância do DDA e mostra como um produto novo tem aceitação do público, especialmente por ser totalmente eletrônico”, diz Walter Tadeu de Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.
O executivo acrescenta que a expectativa é que esse número dobre nos próximos 12 meses, superando os 10 milhões de clientes cadastrados.
O DDA tem como operadora a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e oferece uma série de vantagens tanto para o cliente, pessoa física ou jurídica, que irá quitar a cobrança registrada (ou seja, o sacado), como para quem emite (o cedente).
Para o sacado, os benefícios incluem a maior facilidade de controle dos boletos a pagar, redução de documentos para manusear – em especial no caso das empresas – e a certeza de recebimento de boletos dentro do prazo esperado. O cedente, por sua vez, terá maior controle do fluxo das cobranças emitidas e a garantia de entrega dos boletos.
O acesso aos boletos eletrônicos dispensa o recebimento do documento impresso. Basta apenas fazer o cadastramento nos bancos. São 32 bancos que operam o DDA, responsáveis por 99,2% do volume de boletos emitidos no mercado. Os boletos ficam disponíveis nos canais eletrônicos desenvolvidos pelas instituições financeiras.
Site: Computerworld
Data: 18/01/2011
Hora: 16h36
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/01/18/dda-bate-a-marca-de-5-milhoes-de-clientes-cadastrados/